Ferramentas digitais potencializam aprendizagem na Escola Santa Terezinha

Professoras aplicaram o uso das ferramentas Microsoft Word e Canva para aprimorar a produção textual dos alunos do 5º ano

Escola Municipal Santa Terezinha

Nos últimos anos, a educação tem passado por diversas transformações, especialmente com a introdução de tecnologias digitais em sala de aula. Na Escola Municipal Santa Terezinha, em Mallet, esse cenário se destaca através da iniciativa das professoras Juliane Scotnicci e Eliana Alves, que aplicaram o uso das ferramentas Microsoft Word e Canva para aprimorar a produção textual e a criação de apresentações, envolvendo alunos do 5º ano.

Foto: Escola Municipal Santa Terezinha

RELATO DA ESCOLA
Nos últimos anos, a integração de tecnologias em sala de aula tem transformado significativamente o cenário educacional. Ferramentas digitais como computadores, tablets, lousas digitais e plataformas de aprendizado online têm proporcionado novas oportunidades para enriquecer a experiência de ensino e facilitar a aprendizagem dos alunos.


A utilização de tecnologias em sala de aula oferece uma série de benefícios que podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso, as professoras Juliane Scotnicci e Eliana Alves, professora regente e professora de hora atividade da turma do 5º ano da Escola Municipal Santa Terezinha, utilizaram o Microsoft Word e o Canva como uma ferramenta para trabalhar a estruturação de textos e confecção de slides explicativos com os alunos, oferecendo uma abordagem prática e eficaz para aprimorar suas habilidades de escrita.


A abordagem foi implementada através de uma introdução em sala de aula sobre a elaboração e estruturação de textos, onde a professora começou com uma introdução sobre os elementos fundamentais da estruturação de textos, como introdução, desenvolvimento e conclusão. Ela explicou a importância de cada uma dessas partes e como elas contribuem para a clareza e coesão do texto.
Em seguida, utilizando o Microsoft Word, a professora disponibilizou aos alunos um pequeno texto para esboçar a estruturação da proposta, evidenciando claramente a formatação e a organização dos elementos textuais. Os alunos puderam observar a disposição dos parágrafos, a utilização de títulos e subtítulos, e a formatação geral dos documentos.

Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de elaborarem utilizando os computadores, suas produções textuais, colocando em prática o que aprenderam na aula.



Com a docente Eliana Alves, os alunos exploraram a ferramenta Canva construindo slides para apresentação de alguns temas na disciplina de História.


Os alunos pesquisaram a parte teórica sobre o conteúdo a ser apresentado e, em seguida, pesquisaram imagens e formataram os mesmos de acordo com o que a professora estabeleceu.


Relatos das professoras: O recurso utilizado em sala de aula permitiu uma análise detalhada das áreas que precisavam de melhorias, tanto na produção textual bem como na elaboração e articulação de argumentos, e ofereceu sugestões específicas para aprimorar a estrutura dos textos e a sistematização de ideias. Além de aprimorar suas habilidades de escrita, os alunos também desenvolveram habilidades tecnológicas ao usar o Microsoft Word e o Canva. Eles aprenderam a utilizar ferramentas de formatação, revisar textos e aplicar estilos, que são habilidades valiosas tanto para a escrita acadêmica quanto para o ambiente social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.