Alunos da escola Professor Onésimo Juraszek exploram o uso consciente da tecnologia

Atividade foi realizada com os alunos do 5º ano A, com orientação da professora Marcia Danucia Pirog Maieski

Sthefany Brandalise e Escola Municipal Professor Onésimo Juraszek

Na Escola Municipal Professor Onésimo Juraszek, em Mallet, uma iniciativa inovadora está proporcionando aos alunos do 5º ano A uma nova perspectiva sobre o uso consciente das tecnologias. Sob a orientação da professora Marcia Danucia Pirog Maieski, os estudantes mergulharam em uma aula interativa que aborda tanto os benefícios quanto os perigos dos aplicativos de jogos, com o objetivo de formar usuários mais críticos e conscientes.


Relato da escola
Na Escola Municipal Professor Onésimo Juraszek, em Mallet, os alunos do 5º ano A, orientados pela professora Marcia Danucia Pirog Maieski, realizaram a leitura do jornal Folha de Irati e analisaram a reportagem “viciam e levam a morte”, que fala sobre o mau uso dos aplicativos de jogos.


Percebendo que vários alunos tem acesso aos jogos de azar que se popularizaram nas redes sociais, a professora preparou uma aula com o intuito de orienta-los sobre o bom uso das tecnologias e uso consciente dos aplicativos, com objetivo de identificar os aspectos positivos da internet, compreender os perigos e desafios da rede e elencar dicas de cuidados nas redes.


Foi realizada uma pesquisa onde os alunos entrevistaram os seus familiares a fim de elencar quais são os aplicativos mais utilizados em suas casas. Logo após, a professora apresentou aos alunos o aplicativo “Animated Drawings”, que é uma ferramenta de diversão, cuja função é dar movimentos a desenhos. Desta forma, foi solicitado que cada aluno fizesse um desenho e depois as crianças utilizaram o aplicativo para dar vida aos seus desenhos, deixando a todos encantados.


Além de expandir o espaço de aprendizagem para o ambiente virtual, os aplicativos educacionais abrem novas possibilidades de estudos na sala de aula. Percebe-se que incentivar o uso consciente da tecnologia é tornar o aluno mais do que um simples usuário ou espectador desse recurso, é dar a ele suporte para ele ir além, explorar, criar e ser incentivado.


Outro importante passo no processo de alfabetização é a participação da família com o uso das tecnologias no dia a dia, pois eles devem estar atentos na interação dos filhos com esses recursos. Com essas ferramentas, as possibilidades são infinitas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.