Alimentação: como fazer boas escolhas para você e para o planeta

Quando comemos frutas, verduras, legumes e grãos que foram colhidos por um agricultor perto de onde moramos temos uma série de benefícios. Confira:

WWF – Brasil

Você sabia que todo alimento que você come é resultado do trabalho de um agricultor ou uma agricultora? Desde uma deliciosa fatia de melancia até o lanche que se come no recreio do colégio, todo alimento tem sua origem no plantio ou no cultivo de frutas, verduras, legumes ou grãos.
O arroz e o feijão do almoço, o abacaxi da sobremesa, o trigo usado para o pãozinho francês… Todos os alimentos que sua família come vêm do trabalho de agricultores.


IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
Você sabia que 77% das propriedades rurais brasileiras (ou seja, 8 em cada 10) são de agricultores familiares? Grande parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros vem de propriedades da agricultura familiar. Quase metade da banana e do café (48%) produzidos para o consumo nacional vem da agricultura familiar.

Os agricultores familiares também produzem 8 a cada 10 mandiocas (80%), quase 7 a cada 10 abacaxis (69%) e mais de 4 a cada 10 sacos de feijão (42%).


QUAL É O CAMINHO DA COMIDA ATÉ A SUA MESA?

Agora que você já sabe que a sua comida não apareceu por acaso nas prateleiras do supermercado, que tal descobrir todo o caminho que ela percorre? Primeiro é preciso saber que esse caminho varia de região para região e que há muitas formas de comprar seus alimentos, mas, de uma forma geral, o processo é assim:


1 – Recurso natural: é o conjunto de matérias-primas que dão origem ao alimento. Por exemplo, a mandioca, depois de todo o processo, pode se transformar em uma tapioca.
2 – Agricultura e pecuária: é o cultivo do recurso natural. O agricultor é quem vai plantar, cuidar e colher a mandioca para que ela chegue ao seu prato em forma de tapioca.
3 – Processamento: é a transformação, muitas vezes industrial, do recurso natural em um alimento para consumo. No exemplo da tapioca, é na indústria que a mandioca é esmagada e sua fécula (ou o amido da mandioca) é adicionada à água, formando a goma. Essa goma é, então, ensacada para ir para a próxima etapa da produção. No caso de frutas e verduras frescas, por exemplo, pode não ser necessário o processamento.
4 – Transporte: assim que a indústria termina o processamento do alimento, ele precisa ser transportado para um lugar onde os consumidores possam comprá-lo.
5 – Ponto de venda: após o transporte, o alimento chega para ser vendido em feiras, Centrais Estaduais de Abastecimento (CEASAs), supermercados, lojas ou outros pontos de venda.
6 – Consumo: por fim, quando adquirido pelas pessoas, o alimento pode então ser preparado e consumido. No exemplo da tapioca, a pessoa que for cozinhar a goma de mandioca, usando uma frigideira e uma peneira, vai fazer uma tapioca fresquinha, que pode ser recheada com outros alimentos disponíveis em casa.


VANTAGENS DOS ALIMENTOS FRESCOS

Quando ficamos doentes, precisamos de remédio, médico e hospital. Mas e se pudéssemos prevenir doenças e cuidar da nossa saúde comendo melhor? Quando comemos frutas, verduras, legumes e grãos que foram colhidos por um agricultor perto de onde moramos, respeitando os tempos da natureza, temos uma série de benefícios:


Comida fresca e saborosa: alimentos colhidos na época são muito mais suculentos.


Alimentação saudável: alimentos orgânicos normalmente são melhores para a nossa saúde e a do planeta.


Economia de dinheiro: comer o que a natureza oferece em cada época do ano muitas vezes também é mais barato, já que há mais fartura do alimento no momento da compra.


Melhor para o planeta: consumir localmente diminui a necessidade de transporte e gera menos poluição, além de fortalecer a economia local.


Pratos coloridos e cheios de cultura: comer comida que vem da terra, regional, orgânica e sem preconceitos, aproveitando para conhecer os hábitos alimentares locais, é um ótimo jeito de crescer cheio de saudável.

RECEITA DA MINHA FAMÍLIA

A equipe do Projeto Folha Escola informa que o resultado dos vencedores da fase regional do Concurso Cultural de Redação será divulgado nas próximas semanas. Agradecemos a todos os participantes pelo empenho e dedicação demonstrados em suas produções. Pedimos que acompanhem nossos canais oficiais para mais informações e detalhes sobre a premiação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.