Alunos de Mallet realizam atividade sobre amizade, empatia e diferenças

Esther Kremer e Escola Profº Orlando de Carvalho

Sob a orientação da professora Selma Troyan, os alunos do 4º ano da Escola Profº Orlando de Carvalho, de Mallet, participaram de uma atividade criativa e reflexiva chamada “Desenhe seu monstro”. Essa atividade não apenas estimulou a criatividade das crianças, mas também lançou as bases para a construção de um ambiente de respeito, empatia e compreensão mútua.

Os alunos participaram de uma importante discussão sobre respeito – Foto: Escola Profº Orlando de Carvalho

Embora todos tenham recebido as mesmas instruções, a diversidade de trabalhos resultantes destacou a individualidade de cada criança. Essa sugestão de atividade, que inicialmente pareceu ser sobre desenhar monstros, acabou sendo uma lição sobre a diversidade, a importância de entender as perspectivas dos outros e a essência do respeito.

O Projeto Folha na Escola parabeniza a todos os envolvidos nestas ideias, com certeza os frutos dessa atividade irão florescer e permanecer com cada aluno da turminha. Se você, professor (a), tem alguma atividade envolvendo o tema “respeito”, envie para o e-mail [email protected] e apareça na próxima edição do Folha na Escola.


RELATO DA PROFESSORA
Os alunos do 4° ano A da Escola Municipal Professor Orlando de Carvalho da cidade de Mallet, juntamente com a professora Selma Troyan, desenvolveram uma atividade visando enfatizar o tema “Respeito”. A atividade realizada tem como título “Desenhe seu monstro”.


Em uma folha sulfite as crianças, seguindo as instruções da professora, vão desenhando seu monstrinho. Depois dão um nome ao mesmo. Todos em círculo apresentam o desenho aos colegas. Perceberam que apesar de terem recebido os mesmos comandos, cada um desenhou diferente.


Nesta atividade se trabalhou a comunicação (interpretação diferente), individualidade (somos seres únicos), entender a visão do outro (a forma de como cada um entende), no intuito de desenvolver a amizade e a empatia (se colocar no lugar do outro), promovendo o respeito (respeitar as diferenças). Os alunos aprenderam que, mesmo a professora ensinando a todos igualmente, cada criança aprende de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontra. Também em sala de aula no processo ensino aprendizagem, situações que para algumas crianças parecem complexas, gerando receio em realizá-las, para outros, é uma atividade de fácil compreensão.


Para mim, professora, foi muito gratificante esse trabalho. As crianças adoraram e vibraram com a apresentação dos colegas e demonstraram compreensão em relação ao que foi proposto.


Muitas sementinhas foram lançadas, agora esperar que germinem e possam produzir muitos e muitos frutos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.