Redação
A Folha de Irati está em tempo real no Fórum da Comarca de Irati para acompanhar o júri popular dos réus envolvidos no crime ocorrido durante o feriado de Corpus Christi de 2022, por volta das 20h30, que ceifou a vida de cinco pessoas no bairro da Vila São João, em Irati. O casal Wellington Vieira de Andrade (21) e Jaine Shaiane Fernandes (27), além de Alex César Ferreira (24), Danilo Vinicius Gaioch Conrado (18) e Ednaldo de Souza Nascimento (33). Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram atingidas por tiros de diferentes calibres. Ainda, no momento em que os homicídios aconteceram, havia um bebê, filho(a) do casal, e uma outra pessoa na casa, ambos sobreviveram.
As investigações finalizaram em setembro de 2022 com a prisão de três envolvidos na chacina, acusados por homicídio, dentre eles, um policial militar de Irati que foi preso enquanto estava na delegacia. O segundo envolvido se apresentou, em agosto do mesmo ano, em uma delegacia na cidade de Piracicaba, em São Paulo. E o terceiro envolvido foi preso pela Polícia na mesma cidade.
De acordo com o delegado responsável pelo caso na época, Paulo Eugênio Ribeiro, a motivação do crime seria um conflito familiar. As investigações realizadas pela PC indicaram que os autores chegaram pela mata, com o objetivo de matar uma pessoa específica, mas acabaram assassinando outras que estavam no caminho. A perícia encontrou marcas de tiros nas paredes e concluiu que houve confronto dentro da residência, um dos autores tendo sido atingido no braço durante o ataque.
De acordo com a Constituição Federal (art. 5º, XXXVIII), crimes dolosos contra a vida, consumados ou tentados, são de competência do Tribunal do Júri. O julgamento promete ser um dos mais longos da história judicial de Irati, pela complexidade do processo e pelo número de vítimas e réus. O júri está sendo transmitido ao vivo pelo YouTube do TJPR.