Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 20:28, 21°C

‘O Agente Secreto’ se tornou destaque no que é considerado o maior festival de cinema do mundo
Filme de Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido é ovacionado em pé durante o Festival de Cannes
Foto: Fatti Arantes/AgNews.

‘O Agente Secreto’ se tornou destaque no que é considerado o maior festival de cinema do mundo

Leticia H. Pabis

O Festival de Cannes é um dos eventos mais importantes e renomados do mundo do cinema, realizado todos os anos na cidade de Cannes, na Riviera Francesa. Fundado em 1946 e estando em sua 78ª edição, o festival celebra o cinema autoral de diferentes países, reunindo diretores, atores, críticos e profissionais do setor para assistir a filmes inéditos e de alta qualidade artística.

Durante o festival, que ocorre ao longo de duas semanas, geralmente no mês de maio, são exibidos longas-metragens, curtas e documentários em várias categorias. O evento, que é por convite (ou seja, apenas os filmes selecionados pela curadoria são exibidos), conta com um júri formado por cineastas e neste ano é presidido pela atriz francesa Juliette Binoche. Em 2025, 22 filmes disputam a premiação, com destaque para nomes como Spike Lee, Richard Linklater, Wes Anderson, Ari Aster, Joachim Trier e o brasileiro Kleber Mendonça Filho.

O prêmio mais cobiçado é a Palma de Ouro, concedida ao melhor filme da competição oficial. Além das exibições, Cannes também é famoso pelos tapetes vermelhos, entrevistas com os artistas, estreias mundiais e pela movimentada feira de negócios conhecida como Marché du Film, onde distribuidoras e produtores negociam contratos e parcerias.

De novo, Brasil é destaque nos festivais europeus

O festival marcou a estreia internacional do filme ‘O Agente Secreto’, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que levou um pedaço do estado de Pernambuco ao tapete vermelho europeu. O longa, que se passa em 1977, durante a ditadura militar, conta a história do professor Marcelo (Wagner Moura), que se muda de São Paulo para Recife para fugir de seu passado violento, mas passa a ser espionado por seus vizinhos.

Kleber chegou ao local acompanhado de um arrastão de frevo e, antes de atravessar o tapete vermelho, Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e toda a equipe ensaiaram passos da dança pernambucana.

Após a exibição, neste domingo (18), o filme foi ovacionado de pé, com cerca de quinze minutos de aplausos. A imprensa internacional publicou críticas repletas de elogios ao longa.

No ano passado, o filme ’Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, teve repercussão semelhante após sua estreia internacional no Festival de Veneza e, em março de 2025, conquistou para o Brasil o primeiro Oscar de Melhor Filme Internacional. ‘O Agente Secreto’ se tornou um forte candidato a repetir o feito, visto que o tema da ditadura militar brasileira parece chamar a atenção da crítica mundo afora.

Leia outras notícias