Assessoria Fiep
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) assinaram na terça-feira (25), durante a Expo + Indústria 2026, um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações de fomento à agroindustrialização na região Centro-Sul do Paraná.
O documento foi assinado, no estande da Fiep, pelo presidente interino da Federação, Virgílio Moreira Filho, e pelo vice-reitor da Unicentro, Ademir Juracy Fanfa Ribas. Pela Fiep, também participaram da assinatura o coordenador do Conselho Regional Centro-Sul da entidade, Enezito Ruppel, e Ananda Chuproski, que atuará na coordenação do projeto. Pela Unicentro, estiveram presentes ainda Carla Cristiane Sokulski, Carlos Alberto Marçal Gonzaga e Aldo Siatkowski, que além de professor da universidade, também integra o Conselheiro Regional da Fiep.
A parceria, que surgiu justamente de uma articulação do Conselho Regional Centro-Sul, tem como objetivo estimular a criação e o desenvolvimento de agroindústrias em uma região com forte vocação para a produção agropecuária, ampliando a agregação de valor às matérias-primas produzidas localmente e contribuindo para novos empreendimentos, geração de emprego e renda e fortalecimento das cadeias produtivas.
O termo prevê a implementação conjunta do Programa Regional de Desenvolvimento por Meio da Agroindustrialização, com ações concentradas nas regiões geográficas imediatas de Irati e São Mateus do Sul. O trabalho inclui mapeamentos e diagnósticos, estudos aplicados sobre cadeias estratégicas, articulação institucional e integração acadêmica.
O projeto prevê inicialmente um diagnóstico da agroindustrialização regional, com o mapeamento das empresas, cadeias produtivas, potencialidades e gargalos. Também serão realizados estudos sobre frentes prioritárias e ações de articulação entre Fiep, Unicentro, produtores, agroindústrias e outras instituições.
Acadêmicos e professores da universidade também poderão participar por meio de trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, projetos, estágios e atividades de ensino, pesquisa e extensão. O modelo busca, assim, aproximar a produção de conhecimento das demandas concretas do desenvolvimento regional.
A parceria terá duração prevista de 36 meses e não envolve repasse de recursos financeiros entre as instituições. Entre os resultados esperados estão a formação de uma base de inteligência territorial sobre a agroindustrialização da região e a produção de estudos capazes de subsidiar futuras iniciativas de desenvolvimento, além do fortalecimento da articulação entre universidade, indústria e demais atores locais.