Leticia H. Pabis
No dia 29 de maio inicia, em Imbituva, a 39ª edição do Festival de Malhas, conhecido como o maior festival de moda da região, e promete atrair visitantes até o dia 06 de julho, e é realizado no Pavilhão Francisco Barros, localizado na Avenida Centenário, nº 1237.
O festival é uma promoção da Associação das Malharias de Imbituva, com apoio da Prefeitura e a cada edição, muitos visitantes de diversas regiões do Brasil vêm em busca de qualidade, conforto e tendências ofertadas pelas malharias regionais presentes no evento.
No ano de 2025, o evento conta com a participação de 11 expositores e a expectativa é de 30 mil pessoas visitando o espaço nos 43 dias de exposição.
O prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover, fala sobre a importância de um evento como este, que relembra a indústria têxtil de Imbituva. “O Festival de Malhas já faz parte da alma de Imbituva. São 39 anos de história, de trabalho, de gente que acredita e faz com as próprias mãos o nome da nossa cidade crescer. Isso aqui é Imbituva em movimento, é nossa economia girando, nosso povo trabalhando com dignidade. Que Deus continue abençoando cada malharia, cada trabalhador, cada família que faz esse evento acontecer”, disse Bertoldo
O Festival de Malhas é uma prática que continua viva devido ao trabalho de expositores, proprietários de malharias e que são selecionados através de uma eleição para formar a diretoria encarregada do evento. Esta diretoria é responsável por toda a logística do festival, além de outras questões pertinentes ao setor.
Douglas Vicente Penteado, sócio proprietário da malharia Malhas Charme Tricot e vice-presidente da Associação das Malharias de Imbituva conta que “o processo de preparação do festival tem início assim que a edição anterior se encerra. Já começamos a avaliar o que pode ser melhorado e a planejar a próxima edição. É importante destacar que, nos três meses que antecedem o evento, é necessário um período de dedicação intensa e diária para que tudo ocorra da melhor forma possível”.
Ele ainda fala que o objetivo do festival sempre é oferecer produtos que unam sofisticação e preço justo para os visitantes. “Nós participamos do Festival de Malhas há mais de 30 anos, desde a fundação da nossa malharia em 1991, e nos orgulhamos de fazer parte desse evento anual tão importante. A preparação é feita com muito cuidado e atenção aos detalhes, sempre priorizando a qualidade das peças que serão expostas. A partir de janeiro, já iniciamos, junto à nossa equipe, a seleção criteriosa dos modelos que farão parte da coleção apresentada no festival”, diz Douglas.