Daniela Valenga
A 1ª Festa do Laço, realizada nos dias 3 e 4 de setembro, inaugurou a Pista de Laço de Fernandes Pinheiro, uma demanda antiga dos praticantes do esporte do município. Além da inauguração e provas de Laço, a Festa teve shows de cantores locais e nacionais, exposições de empresas da região, praça de alimentação, salto de paraquedas, Desfile Cívico, Baile da Terceira Idade, atividades para as crianças, entre outros.
A obra da pista teve um investimento de mais de R$223 mil. “É muito gratificante, ficamos muito felizes, muito orgulhosos, de ter uma equipe tão comprometida que trabalhou junto para a inauguração”, descreve a prefeita Cleonice Schuck.
“É muito gratificante, ficamos muito felizes, muito orgulhosos, de ter uma equipe tão comprometida que trabalhou junto para a inauguração”
Cleonice Schuck
A prefeita destaca que a construção da pista contou com a ajuda das famílias tradicionalistas, como são chamadas as que têm a prática do laço como tradição, do município. “As famílias tradicionalistas de Fernandes Pinheiro terão o seu espaço para fazerem suas atividades”, ressalta.
O vice-prefeito Fabio Jacomel recorda que a pista era uma promessa do primeiro mandato, mas por conta da pandemia de Covid-19, as obras precisaram ser adiadas. “Passou a pandemia e agora estamos inaugurando a pista, é muito gratificante estar aqui na Festa”, aponta.
A pista recebeu o nome de Luís Carlos da Silva Rocha, tradicionalista que faleceu há cerca de 20 anos, e foi indicação da prefeita, aprovada pela Câmara de Vereadores em sessão extraordinária.
“Para mim é um grande orgulho, ele lidava comigo na fazenda, aconteceu um acidente, mas ele deve tá contente e olhando por todos nós”, conta José Valter Antunes da Cruz, parente de Luiz Carlos.
Thiago do Carmo é de Imbituva, laça há cerca de 8 anos e parabeniza o município pela inauguração. “É uma pista muito boa. Precisamos apoiar esse esporte que está crescendo cada vez mais”, descreve.
Além dos artistas locais, a Festa teve shows de Diego e Jean, Kelvin e Kauan, Duduca e Dalvan e Zé Belém. O desfile cívico, em referência ao 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, teve a participação de escolas estaduais e municipais de Fernandes Pinheiro, exército, polícia militar, prefeitura, corpo de bombeiros e clube de paraquedismo.
Nem a chuva do fim de semana atrapalhou a Festa. Segundo a prefeita, o público foi acima do esperado. “Que venham mais festas para marcar a vida das famílias de Fernandes Pinheiro”, comemora.