Sthefany Brandalise
A Capela São Francisco de Assis, de Irati, celebrou com alegria e devoção os 44 anos de sua fundação, com uma programação especial realizada entre os dias 2 e 5 de outubro. As festividades, organizadas pelo ministro formador da OFS de Irati e coordenador de assuntos econômicos e financeiros da capela, Vanderlei Kawa, e pela coordenadora do CPC São Francisco, Cláudia Bonete, contaram com a participação ativa das pastorais e voluntários da comunidade, que prepararam cada detalhe das celebrações em honra ao padroeiro.
As atividades iniciaram na quinta-feira (2) com o primeiro dia do tríduo em louvor a São Francisco, celebrado às 19h pelo diácono Luciano. Na sexta-feira (3), o segundo dia do tríduo foi conduzido pelo padre Wellington, também às 19h, e acompanhado da tradicional Feirinha de São Francisco, que contou com a venda de pães, cucas, bolachas, pierogi, macarrão, doces e espetinhos.
O ponto alto da festa foi no sábado (4), dia de São Francisco de Assis, com a Santa Missa celebrada pelo Frei Antônio Aparecido de Lima, OFM Cap, vindo de Curitiba. No domingo (5), as comemorações tiveram início com a missa das 9h, seguida da bênção dos animais e aves, simbolizando o amor e o cuidado de São Francisco pela criação. Ao meio-dia, foi servido o almoço festivo e fraterno, e às 13h, a comunidade se reuniu para o tradicional bingão de prêmios, que também contou com leilão de bolo e brindes doados por colaboradores.
“Mais de 380 pessoas participaram do evento, que foi um verdadeiro sucesso. A bênção foi feita com os animais ao final da missa, e todos os momentos foram marcados por fé e confraternização”, destacou Vanderlei Kawa. Ele também ressaltou que, durante as celebrações, foram feitos momentos de ação de graças pelos 44 anos de história da comunidade, desde a colocação da pedra fundamental em 4 de outubro de 1981, pelo então Frei Jaime Manfrin, que atualmente reside na Grécia. “Durante a missa, a imagem de São Francisco foi carregada até o altar, em sinal de gratidão e fé”, completou.

Atividades iniciaram na quinta-feira (2) com o primeiro dia do tríduo em louvor a São Francisco – Foto: Vanderlei Kawa
Frei Antônio Aparecido de Lima, capuchinho com atuação nos estados do Parana e Santa Catarina, destacou a importância da espiritualidade franciscana para os tempos atuais. “O mundo precisa tanto da paz de São Francisco. Ele nos ensina que é morrendo que se vive para a vida eterna. São Francisco deixou sua marca através da simplicidade, da alegria e, principalmente, da fraternidade universal com as pessoas e toda a criação”, afirmou o Frei. “O convite que fizemos nesses momentos foi para que possamos desacelerar um pouco nossos passos e perceber a presença de Deus nas pessoas e em toda a criação. Que Deus abençoe a todos e, por intercessão de São Francisco, conceda paz e bem a cada um”, concluiu.
A Capela São Francisco de Assis é sede oficial da Família Franciscana de Irati e da Ordem Franciscana Secular (OFS), pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Luz, sob orientação do padre Wellington. A comunidade conta com diversas pastorais ativas, entre elas catequese, liturgia, cantos, ministros, coroinhas, acólitos e dízimo, que se dedicaram à realização do evento.
Encerrando as festividades, Vanderlei Kawa agradeceu a todos os que colaboraram com a celebração. “Nossos agradecimentos a todos os voluntários, lideranças pastorais, colaboradores e famílias que se doaram e doaram o que precisávamos para realizarmos este grande evento dos 44 anos da Capela São Francisco de Assis. Que São Francisco continue sendo exemplo de fé, simplicidade e fraternidade para todos nós”, finalizou.