Assessoria e Karina Ludvichak
Fernandes Pinheiro está entre os 33 municípios do Paraná contemplados com recursos para a construção de um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O incentivo financeiro, no valor de até R$ 1.200.000,00, foi formalizado pela Deliberação do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/PR) nº 70/2025, e tem como objetivo ampliar e qualificar a rede de proteção social básica no município.

O prefeito Oziel Neivert, o vice-prefeito Cristhian e a primeira-dama e secretária da Assistência Social, Eliane Neivert, destacaram a importância da conquista para a comunidade e resumem que “o CRAS é uma conquista fundamental para Fernandes Pinheiro”.
“É uma grande satisfação ver o nosso município sendo contemplado com um recurso tão expressivo. Essa conquista é o resultado de um trabalho em conjunto, onde cada esforço foi direcionado para melhorar a vida das nossas famílias”, afirmou o prefeito, agradecendo o apoio do deputado Artagão Jr. e do secretário de Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni, pelo empenho em viabilizar o investimento.
Para a secretária Eliane Neivert, o novo CRAS representa um avanço histórico na política de assistência social local. “A construção do novo CRAS é uma conquista fundamental para Fernandes Pinheiro. Representa a materialização de um compromisso com as famílias que mais precisam do poder público. Será um equipamento moderno e adequado, que permitirá acolher nossa comunidade com a qualidade e o respeito que merecem”, destacou.

O município cumpriu todas as exigências do edital dentro do prazo, incluindo a apresentação do Termo de Adesão, o Plano de Ação aprovado pelo Conselho Municipal e toda a documentação necessária. A obra seguirá o projeto padrão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), garantindo acessibilidade e adequação às necessidades do serviço.

Com a nova unidade, o CRAS Casa das Famílias de Fernandes Pinheiro deverá ampliar sua capacidade de atendimento, oferecendo um espaço mais adequado para o desenvolvimento de ações socioassistenciais voltadas à promoção da cidadania, ao fortalecimento de vínculos e à redução das desigualdades sociais no município.