Leticia H. Pabis e Esther Kremer
Neste domingo (19), no Parque dos Imigrantes de Mallet, entre às 14h e 21h, acontece a Feira “Eu Que Fiz”. O evento pretende reunir artistas e artesãos para mostrar os seus produtos à comunidade malletense.
Todos os artistas que estiverem inscritos ganham um expositor para apresentarem seus trabalhos, e pessoas de Mallet e região poderem conhecer sua arte. Ao todo, serão 41 expositores que participarão da feira.
A secretária de Cultura e Turismo, Margarete GrdenSzinvelski, falou sobre o evento e sobre as expectativas para a feira. “Estou muito surpresa com a participação. São 41 pessoas trabalhando com a arte, com o artesanato, é muita criatividade e uma qualidade surpreendente. Enquanto secretária, estou muito satisfeita com este trabalho e, para a gestão da Secretaria, era tirar os produtores de artesanato do anonimato. Por isso o nome “eu que fiz””, disse.
A artesã Maria Angela Herman Marchi, do Ateliê Angela Marchi, especializada na produção de bolsas, falou sobre a feira. “Toda feira é bem vinda aos artesãos, pois é por meio dela que conseguimos divulgar o nosso trabalho, e para o público local é a oportunidade de conhecer o que está sendo feito e quem está fazendo. Tem trabalhos lindos, que eu mesma desconhecia em nossa cidade, e que estarão lá expondo”, conta.
A feira é um projeto antigo da Secretaria de Cultura e Turismo, mas que só pôde ser concretizado em 2023 e reunirá artistas plásticos, produtores e artesãos não só de Mallet, como também de Irati, União da Vitória e até mesmo de Curitiba. “Há cinco anos desenvolvo a técnica do Amigurimi, que em pontos de crochê eu confecciono bichinhos, enfeites, brinquedos didáticos e peças religiosas, opções para todas as idades. Agradeço a todos os envolvidos na preparação da feira, pois será uma grande oportunidade de mostrar o meu trabalho”, relata Joelma RuczinskiMaiéski, da AmigujoAmigurumis.
A Prefeitura, em parceria com a Secretaria De Cultura e Turismo, constantemente oferece ações culturais e feiras para entreter a população e trazer oportunidades de venda dos produtos dos artistas malletenses. Além de valorizar o trabalho dos artesãos e artistas, a Feira “Eu Que Fiz” também movimenta o comércio do município, pois traz pessoas de outras cidades para conhecer o que Mallet oferece. As inscrições estiveram disponíveis na Biblioteca Miguel Bakun.
Ainda, a secretária Margarete fez um convite para que toda a população de Mallet e região prestigiem a feira e que incentivem os artesões da região. “Convidamos a todos para vir e que enxerguem nossos artesãos, comprem os produtos e valorizem o trabalho”.
OUTROS EVENTOS
No dia 05 de março aconteceu a 5ª Feira do Kiwi Amarelo, feira que antecede a 24ª KiwiFest. A 24ª KiwiFest acontece nos dias 05, 06 e 07 de maio em Mallet, e é promovida pela Prefeitura e pelas Secretárias do município.