Karina Ludvichak
Na quarta-feira (19), a Secretaria de Agricultura de Guamiranga, em parceria com a Prefeitura, realizou a reinauguração da Feira da Agricultura Familiar, com o objetivo de fortalecer o comércio local através da democratização na venda de produtos. A Feira fica localizada no Parque Ambiental do município, e além da comercialização de alimentos e produtos artesanais, conta com diversas novidades em sua organização.
A cerimônia de reinauguração contou com música ao vivo, venda de bebidas e alimentos, além de produtos dos agricultores familiares do município. Segundo a secretária de Agricultura, Cristiane Tabarro Borgo, durante um período a feira ficou sob a gestão de uma das associações do município e, através da Lei Nº 742/2016, a Secretaria de Agricultura passou a ser responsável pelo espaço e operacionalizou o processo e a organização. “Agora, com esse novo processo, tanto membros de todas as associações do município podem participar e, também, pessoas que moram na área urbana ou rural”, observa a secretária.
Ela explica que, com a atual forma de organização, feita pela Secretaria de Agricultura,
houve uma democratização na comercialização, onde qualquer pessoa pode vender seu produto na Feira, desde que os mesmos sejam feitos de forma artesanal. “Seja a pessoa empresária, profissional liberar, ela pode vender, desde que tenha produtos artesanais”, complementa.
A partir da nova organização, todos os sábados das 8h às 12h haverá a comercialização de produtos na Feira, onde serão vendidos produtos da agroindústria local como pães, salgados, bolos, queijos, embutidos, além de hortaliças, verduras, legumes, frutas e flores de cultivares da
região, artesanatos e muito mais.
FEIRA DA LUA
A grande novidade da reinauguração é a Feira da Lua, que acontecerá mensalmente, onde será feita uma articulação com o comércio local. As empresas e microempresas irão patrocinar com recursos financeiros os cantores que fizerem o show naquele dia em questão. Em troca, será feita a divulgação do comércio. Os eventos mensais iniciarão às 18h e encerram às 22h. “Com isso, objetivo também é que com o tempo a gente consiga fortalecer a associação comercial de Guamiranga”, concluí Cristiane.

