Karina Ludvichak
Na última semana, a Fanfarra da Guarda Mirim de Irati conquistou mais um título importante após se consagrar campeã paranaense na categoria Banda de Percussão Sinfônica Juvenil. Com o novo troféu, a corporação se tornou oficialmente hexacampeã estadual, confirmando sua força e tradição no cenário musical do Paraná.
Além da principal vitória, a fanfarra ainda garantiu o 3º lugar nas categorias Baliza Juvenil e Pelotão de Bandeiras, mostrando a diversidade e o talento de seus integrantes.
A trajetória do grupo é marcada por disciplina, esforço coletivo e paixão pela música. Em 2002, a partir da iniciativa da Associação de Moradores do Bairro Rio Bonito, foi fundada a Guarda Mirim, com o objetivo de oferecer atividades no contraturno escolar, principalmente voltadas ao ensino musical. Mas foi apenas em 2015 que o grupo se transformou em Banda de Percussão Sinfônica.
Atualmente, o projeto conta com cerca de 40 integrantes, e o objetivo da equipe administradora é aumentar ainda mais o número de vagas. No final de 2022, o grupo passou a ter a regência do maestro Gustavo de Oliveira e, em 2024, a coordenação de Franciele Cordeiro, equipe que atualmente administra o projeto.

O maestro Gustavo destacou que a corporação evoluiu muito desde sua fundação, se tornando um destaque na região e no cenário estadual. “Em 2015, transformou-se em Banda de Percussão Sinfônica e, desde então, acumula títulos expressivos em diferentes competições regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. Entre as principais vitórias estão tricampeonatos nacionais, bicampeonatos sul-brasileiros e bicampeonatos na Copa América”, observa.
Gustavo explica, ainda, que a preparação para os campeonatos exige empenho de toda a equipe, e a dedicação foi recompensada em 2025 com o hexacampeonato estadual no 32º Campeonato de Bandas e Fanfarras da Federação Paranaense (FPBF). Os ensaios intensivos realizados nas últimas semanas foram determinantes para a vitória. “Nas últimas semanas, a banda passou por uma série de ensaios em preparação para o campeonato, e o esforço e a dedicação dos estudantes trouxeram o resultado, e o mérito do título de Banda Hexacampeã Paranaense na categoria de Percussão Sinfônica”.

Além dos alunos e professores, a Fanfarra da Guarda Mirim conta com uma rede de apoio que garante a continuidade do projeto. Subsídios do CMDCA, patrocínios de empresas como a Cresol e o suporte da Prefeitura de Irati ajudam a manter a iniciativa ativa. De acordo com Gustavo, o apoio financeiro é suficiente para o projeto ser mantido durante um ano, “e a cada ano o projeto passa por avaliação para a renovação desse subsídio, e essa é a principal forma de manter o projeto sendo a principal renda”, enfatiza.
O apoio institucional e da comunidade também são fundamentais para o grupo. O prefeito de Irati, secretários municipais e famílias se unem para viabilizar ensaios, viagens e apresentações. “A gestão do projeto gostaria de pontuar diversos agradecimentos, destacando o apoio do prefeito Emiliano Gomes e dos secretários João Vitor (Secretaria de Cultura), Elicéia (Secretaria de Educação) e ao Denis (Secretaria da Assistência Social). Ainda pontuamos todo o apoio dado ao projeto por parte da Cresol, mostrando a importância do apoio da comunidade e das empresas locais ao projeto”, disse Gustavo.
O reconhecimento do trabalho coletivo também se estende às famílias, fundamentais no incentivo aos jovens músicos. “Um agradecimento especial é dedicado a todos os pais dos alunos que participam do projeto, pelo apoio, dedicação e confiança. E também ao esforço de todos os alunos, que são as estrelas que fazem a corporação brilhar”, finaliza o maestro.

Com um histórico vitorioso e o espírito de superação renovado a cada campeonato, a Fanfarra da Guarda Mirim de Irati reafirma seu papel não apenas como referência musical, mas também como exemplo de transformação social através da música.