Esther Kremer
A 6ª edição da ExpoTabaco: Festa do Tabaco e da Colheita aconteceu no município de Rio Azul nos dias 26 e 27 de julho, com grande participação popular no Centro de Eventos Martins. Organizado em prol do Lar dos Velhinhos, o evento reuniu produtores rurais, empresas do setor agropecuário e visitantes de toda a região. Um dos destaques foi o 1º Tratoraço da festa, que atraiu mais de 90 tratores em uma carreata até o local do evento, celebrando o Dia do Colono e Motorista (25) e o Dia do Agricultor (28). Também, houve sorteio de prêmios aos participantes.
A programação contou ainda com estandes comerciais, missa, bailes, bingos e sorteios. A festa foi promovida com objetivo solidário, mas também movimentou economicamente a cidade, além de valorizar o trabalho no campo.
O Tratoraço aconteceu no sábado (26), com concentração no trevo de entrada da cidade, sentido Rebouças, e percorreu as ruas até o Centro de Eventos. A organização premiou os participantes com R$ 7 mil em prêmios e vale-almoço gratuito. Um dos diferenciais desta edição foi a expressiva participação feminina, com várias mulheres conduzindo tratores, em uma demonstração de inclusão no agronegócio.
Um dos organizadores do evento e diretor do Lar dos Velhinhos, Elvis Martins, comentou sobre a realização da festa. “É uma união de várias mãos, várias empresas que contribuem para a realização do evento. Tivemos muita participação no Tratoraço, mostrando a força do campo, principalmente, em nossa região. A programação também foi bem diversificada, sorteio de prêmios, bailes, missa, o almoço, que esgotou ingressos nos dois dias, então foi realmente um evento grande. A Expo movimentou mesmo os negócios, entre as empresas que estavam expondo, os visitantes, enfim. A Expo Tabaco visa a valorização do homem do campo”.

A estrutura do evento também chamou a atenção, com estandes de empresas mostrando tecnologia no campo, demonstrações de equipamentos que apresentaram soluções inovadoras em maquinário agrícola.
O prefeito Leandro Jasinski destacou a importância do evento para o município. “Quero parabenizar toda a organização. Essa grande festa, voltada a destacar o produtor, principalmente o produtor de tabaco, cumpriu com o objetivo, teve muita participação. Todo o lucro do evento foi revertido para o Lar dos Velhinhos, uma instituição tão importante para o município, e esse isso agrega muito. Também, é uma festa que movimentou a cidade, movimentou a parte da economia e isso, sem dúvidas, mostra a força de Rio Azul para a região”, disse.
Outro organizador da Expo, Josimar, da empresa Coelho Equipamentos Agrícolas, comemorou a adesão do público. “A intenção sempre foi fazer a movimentação dos nossos agricultores, que na maioria trabalham com a fumicultura. Reunimos um grande número de pessoas, o tempo colaborou, os participantes do Tratoraço também. Foram muitos expositores, na parte do almoço também vendemos todos os ingressos, e isso mostra a força desta 6ª edição”.
As mulheres do grupo Mulheres do Campo, que se organizaram para participar do Tratoraço, falaram sobre o momento. “A gente recebeu um convite, dos amigos da equipe do Coelho Equipamentos Agrícolas, ficamos muito felizes em participar, em ajudar o Lar dos Velhinhos e também mostrar a força da mulher no agro. Foi algo muito especial. Agradecemos o apoio”, ressaltou Patrícia, uma das participantes.
A programação seguiu com baile com grupo Rastro Fandangueiro, bingo com prêmios diversos e, no domingo (27), missa, almoço comunitário, mais sorteios e baile com o Grupo Manotaço.
Com entrada gratuita, a ExpoTabaco 2025 mostra ser um evento que valoriza a produção agrícola, movimenta a economia local e mostra a valorização do homem do campo. A expectativa da organização, segundo Elvis, é que, com o sucesso desta edição, o evento continue crescendo e atraia cada vez mais visitantes e apoiadores nos próximos anos.