Esther Kremer
O mês de outubro chegou e, com ele, as campanhas de prevenção também começam. Em Irati, na tarde de quinta-feira (05), acontece a abertura da Campanha do Outubro Rosa, com evento especial para as mulheres que contou com a participação do ex-ministro da Saúde e um dos articuladores da Lei do SUS, Alceni Guerra, e do deputado estadual Hussein Bakri. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Em entrevista para a Folha, o ex-ministro, que também foi o palestrante do evento, enfatizou a necessidade de políticas públicas eficazes de prevenção e tratamento do câncer de mama. “O câncer de mama tem 100% de chances de cura quando se descobre precocemente, nas fases iniciais. Equipar uma cidade com mamógrafos é essencial, pois estamos falando de uma causa importantíssima que resulta em morte de mulheres e jovens estão tendo esta doença. É imprescindível falar e reeducar as pessoas para o tratamento precoce”, explica.
O deputado Hussein Bakri, por sua vez, participou do evento e entregou quatro veículos para as Equipes de Saúde da Família. Os veículos serão utilizados para fortalecer o trabalho das equipes nos atendimentos. “Estou muito feliz com a parceria que tenho com Irati e esses veículos serão de grande importância para fortalecer os trabalhos na área da saúde. Estou muito contente com o trabalho, mas queremos fazer muito mais”.
A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, falou sobre a importância de receber autoridades para o lançamento da campanha. “O município trabalha a bastante tempo na campanha do Outubro Rosa e, desta vez, o ex-ministro da Saúde foi convidado a falar sobre a prevenção para que todas nós possamos fazer os exames e nos prevenir. Nada melhor do que uma pessoa que conhece o sistema de Saúde para nos deixar motivadas”, comenta.
O secretário de Saúde de Irati, João Almeida Junior, esteve presente no evento e disse que “nós temos que unir as nossas vozes, a administração pública e a sociedade, para que essa doença atinja o mínimo de mulheres possível. Temos horários agendados para fazer os exames de preventivo, precisamos dos diagnósticos precoces”.
A chefe da 4ª Regional de Saúde, Drª. Larissa Mazepa, também comentou sobre a importância do evento. “Através do Outubro Rosa, nós temos atividades preventivas contra o câncer de mama e o câncer de colo uterino. A estimativa é que 3.650 mulheres tenham câncer de mama todos os anos e se nós conseguirmos, através da prevenção, salvar 30% dessas vidas, nós vamos estar com muitas mulheres cada vez mais saudáveis e dispostas para com as atividades diárias”, disse.