Sthefany Brandalise e AEN
O Governo do Paraná promoveu, entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2025, o evento Paraná Mais Cidades, realizado em Foz do Iguaçu, com a presença de prefeitos e lideranças dos 399 municípios do estado. O objetivo foi fortalecer a parceria entre o governo estadual e as administrações municipais, além de apresentar programas e iniciativas voltadas para modernizar a gestão pública e melhorar a qualidade de vida da população.
“É função do gestor estar sempre aprendendo e buscando conhecimento. Fazer isso em um evento tão grandioso como este, junto do governador Ratinho, os secretários e deputados, além de outros prefeitos do Paraná, é sem dúvida fundamental para ter mais ideias e melhorar ainda mais a nossa gestão. Irati merece que tenhamos responsabilidade, nós vamos sim levar deste evento muitas ideias e vamos aplica-las em nossa cidade, é uma forma de melhorar ainda mais os serviços e a qualidade de vida dos iratienses”.
Emiliano Gomes, prefeito de Irati

A programação incluiu palestras, workshops e uma Feira de Serviços, onde os participantes puderam interagir diretamente com secretarias estaduais e órgãos como a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.
Na abertura do evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância da colaboração entre estado e municípios. “Uma alegria receber os 399 prefeitos e prefeitas do Paraná, de todas as cidades do Estado, além de autoridades do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, dos órgãos de fiscalização, Ministério Público e Tribunal de Contas. Muitos dos prefeitos estão iniciando o seu mandato, então a ideia é apresentar um panorama do Estado, o crescimento econômico, a geração de emprego e os programas que o governo tem, de uma forma muito didática, para que eles acessem esses investimentos”, afirmou.

“Participar do Paraná Mais Cidades é uma oportunidade única para quem está à frente de uma gestão municipal. Aqui, conseguimos entender melhor os programas do Governo do Estado e como podemos aplicá-los na nossa cidade. O objetivo é trazer mais desenvolvimento para São Mateus do Sul e garantir que os benefícios cheguem para todos”.
Fernanda Sardanha, prefeita de São Mateus do Sul
O governador apresentou um panorama das principais ações estaduais nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e investimentos em obras. Ele enfatizou o crescimento econômico do Paraná, que se consolidou como a quarta maior economia do Brasil, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 8,9% em cinco anos, acima da média nacional. Além disso, o estado registrou um crescimento de 7,5% na atividade econômica, segundo dados do Banco Central. “Fechamos 2024 com R$ 713 bilhões, segundo o Ipardes, e em 2025 ficaremos perto de R$ 800 bilhões. O Paraná está dobrando o seu PIB em pouco tempo”, destacou Ratinho Junior.
O evento também contou com a participação de especialistas em gestão pública. Tadeu Barros, diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), ministrou a palestra “Em busca de um DNA inovador para a Gestão”, destacando o Paraná como referência nacional em inovação na administração pública. “Sou testemunha ocular de que o Paraná é o maior exemplo desse Brasil que dá certo. E é um exemplo por apresentar indicadores e resultados. Aqui é possível enxergar um retrato do profissionalismo da gestão pública a partir dos números e indicadores”, ressaltou.
“Este evento é fundamental para quem busca melhorar a gestão e trazer mais recursos para os municípios. O Paraná Mais Cidades oferece uma visão ampla de como podemos implementar novas ideias e fortalecer nossas ações. Aqui tivemos uma chance de aprimorar o trabalho que já vem sendo feito em Rio Azul, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos”.
Leandro Jasinski, prefeito de Rio Azul

Durante o evento, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) distribuiu dois materiais de apoio para os prefeitos do Paraná: um guia ambiental e uma revista. O guia oferece informações sobre serviços e processos para formalizar convênios em áreas como combate à erosão e regularização fundiária, enquanto a revista aborda a conservação da biodiversidade e estratégias sustentáveis.
Além das palestras e workshops, o Paraná Mais Cidades ofereceu capacitações específicas para os gestores municipais. A Defesa Civil Estadual promoveu um workshop voltado aos coordenadores municipais das prefeituras, especialmente para os municípios com novos prefeitos, abordando temas como prevenção e gerenciamento de desastres, além do acesso ao Sistema de Defesa Civil (SISDC), plataforma informatizada utilizada para o registro de informações, laudos e decretos.

“Esse evento é muito importante, pois nos dá uma oportunidade para aprender com outros prefeitos e ficar mais próximo do Governo do Estado. As palestras e os programas que vimos aqui vão ajudar a melhorar a gestão e a qualidade dos serviços pra nossa população. Vamos colocar em prática tudo que aprendemos para fazer Imbituva crescer cada vez mais”.
Bertoldo Rover, prefeito de Imbituva
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) também esteve presente, orientando os prefeitos sobre controle interno e social, visando aprimorar a transparência e a eficiência na administração pública municipal.