Irati PR, 19:09, 17°C

PAZ E BEM - POR VANDERLEI KAWA
Foto: Folha de Irati

POR VANDERLEI KAWA OFS ALACS PASCOM

Receba em primeira mão as notícias de Folha de Irati no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Caríssimos! É preciso lembrar todos os dias da presença do amor de Deus para com a humanidade. A Eucaristia é este sinal vivo de Deus no meio de nós, Cristo Eucarístico é o alimento que nos dá força e resistência para continuar nossa caminhada na construção do Reino de Deus. É na Eucaristia que revivemos a aliança de Jesus com a humanidade, que nos convoca à urgência da caridade e da partilha, fazer-se comunhão com Deus e com os irmãos. Aliança que é compromisso mútuo, pertença e reciprocidade. Deus se compromete conosco.

A ceia do Senhor não suporta injustiça, é comunhão que nos conduz à fraternidade, à fração do pão, partilhando o que somos e temos. E hoje o que entendemos como partilha?  A multiplicação dos pães questiona nossa realidade. A cena da multidão faminta diante de Jesus, podemos revive-la em nossos dias. E nos perguntamos como é possível comungar o pão eucarístico se falta o pão na vida de nossos irmãos?  

É o próprio Mestre Jesus que nos dá a resposta através do seu exemplo, se mostrando sensibilizado com as necessidades do povo. Ele tem olhos para ver que as pessoas estão com fome e ouve seu clamor silencioso. Certamente, se há pessoas com fome, temos que nos ocupar do problema da fome! Não podemos ficar cegos e surdos diante da necessidade do nosso próximo. O amor ao próximo não é abstrato, não é teórico. Devemos estar conscientes de que a fome é conseqüência das injustiças e das estruturas da injustiça, infelizmente decididas nos palácios, e que lutar contra a fome é um dever absoluto para todos os cristãos.

Padre Edvaldo, comentarista do Semanário Deus Conosco, afirma que: “alimentar-se do pão eucarístico é responsabilidade que compromete a vida, é lutar para que o pão nosso de cada dia seja uma realidade para todos e é ser aliado na busca do pão da vida, em abundancia para todos.  Partilhar é uma atitude que não tem limites. O Evangelho nos impulsiona a não apenas distribuir o pão; Jesus exige de nós a disposição de ir mais longe: multiplicar o pão.  Nossa alimentação é celestial.  O banquete da vida inicia-se na solidariedade humana e na luta pela justiça, que se faz comunhão, alimento.”

Reflita e deixe Jesus viver em sua vida!  

Paz e Bem!

Leia outras notícias