Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 00:29, 8°C

Atividade reuniu acadêmicos, lideranças locais e comunidades tradicionais em uma manhã de aprendizado e valorização cultural na comunidade do Marmeleiro, área rural do município
Foto: Prefeitura de Rebouças

Karina Ludvichak e Assessoria

Na manhã do último sábado (28), o município de Rebouças recebeu a visita de alunos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em uma iniciativa que proporcionou uma verdadeira imersão na cultura faxinalense. A atividade teve como objetivo aproximar os estudantes da realidade das comunidades tradicionais e promover o intercâmbio de saberes entre o meio acadêmico e os moradores locais.

A programação teve início na sede da Associação dos Agricultores de Marmeleiro de Baixo, ponto de partida para uma caminhada pelos sistemas de faxinal — modelo comunitário de uso da terra característico da região. Durante o percurso, os participantes tiveram contato direto com elementos da cultura local, como as benzedeiras e o uso tradicional de ervas medicinais, que compõem um importante patrimônio imaterial da região.

O vice-prefeito Maurinho Paluch e o vereador Vicente Cardoso acompanharam a atividade, representando a Prefeitura e a Câmara Municipal de Rebouças. Ambos destacaram a importância do fortalecimento das comunidades tradicionais e da valorização de suas práticas culturais.

A visita reforça o papel de Rebouças como guardiã de saberes ancestrais e fortalece o sentimento de pertencimento à identidade local. “

Confira as imagens do encontro:

Leia outras notícias