Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 20:13, 28°C

Atriz iratiense recebe Prêmio Colmeia de Ouro 2024
“Esse é o prêmio de maior importância de toda minha carreira”, diz Denise Stoklos
Foto: Osmar Slompo

Sthefany Brandalise

A atriz Denise Stoklos, ícone do teatro iratiense e referência mundial, esteve presente em Irati na noite de sábado (9), e foi homenageada pela Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) com o Prêmio Colmeia de Ouro 2024. A cerimônia, que ocorreu na Câmara Municipal de Irati, celebrou a trajetória de uma artista que leva o nome de sua cidade natal ao redor do mundo, com apresentações em 33 países.

Para Denise, o prêmio representa mais do que uma conquista artística. “É de uma honra imensa e de grande emoção receber esse prêmio, ser premiado na terra da gente tem um significado especial e profundo. Por mais que a gente honre o mundo, o que importa é o lugar de onde a gente veio, as pessoas com quem a gente conviveu e compartilha as mesmas paisagens e as mesmas correspondências. Receber aqui uma homenagem, um prêmio, me deixa absolutamente consagrada. Esse é o prêmio de maior importância de toda minha carreira”, diz.

Denise reforçou o vínculo especial com Irati, cidade que considera sua “fonte” e seu “registro”, onde, segundo suas palavras, é possível sentir a autenticidade das raízes. “Irati é o lugar com que eu me identifico, eu não tenho outro. Todos os outros lugares são lugares em que eu resido por algum tempo, mas este é o meu lugar, a minha fonte, o meu registro. Então, levar o teatro iratiense para o mundo é uma realização”.

“Esse é o prêmio de maior importância de toda minha carreira”, diz Denise Stoklos
Foto: Osmar Slompo

O “Teatro Essencial”, segundo Denise, é uma proposta teatral única que se sustenta no corpo, na voz e na subjetividade do ator. “Surgiu a vontade de fazer um teatro que seja feito apenas com o ator e suas capacidades, que são o corpo, a voz, o pensamento, as emoções, a memória, as intuições. Todo ator é capaz de fazer seu próprio teatro do seu jeito e com a sua personalidade, não precisa de nada além das suas impressões e seu corpo. Isso que me levou ao teatro essencial”, afirma Denise.

Herculano Batista Neto, presidente da ALACS, reforçou a grandeza do momento. “Denise merece esse prêmio. Nós procuramos várias vezes trazê-la para uma homenagem, mas sempre foi concorrido com a agenda dela e, desta vez, a gente conseguiu, ela aceitou e ficou muito feliz, estava super entusiasmada e emocionada. A vinda dela para cá é um reconhecimento, não só da Academia, mas também do público, pois ela é criou uma designação de um teatro, o teatro essencial, que hoje é reconhecido mundialmente”.

“Esse é o prêmio de maior importância de toda minha carreira”, diz Denise Stoklos
Foto: Osmar Slompo

A escultura entregue a Denise simboliza a região dos pinheirais e a identidade iratiense, o que trouxe mais significado ao evento. “O prêmio Colmeia de Ouro simboliza a nossa região, também conhecida como terra dos pinheirais. O prêmio em si é uma escultura de madeira de um nó de pinheiro e representa não só o pinheiro, mas a força que existe do pinheiro simbólico, que representa a força da nossa região. E também estão abelhas, que simbolizam exatamente as abelhas iratienses, que foi uma das lembranças que tiveram para que Irati ganhasse esse nome”, explica Herculano.

Jorge Derbli, prefeito de Irati, também esteve presente e diz que “é uma justa homenagem à nossa maior artista teatral de Irati, que não leva só o nome dela, mas leva o nome de Irati para o mundo inteiro. Nos orgulha de ter uma artista nesse nível. Essa homenagem veio no momento certo. Um belo evento dedicado a uma pessoa que se destaca e dá orgulho a todos os iratienses”.

“Esse é o prêmio de maior importância de toda minha carreira”, diz Denise Stoklos
Foto: Osmar Slompo

HOMENAGENS

Denise foi recebida pela família Kruk, representando o Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo, e pelo presidente da Academia, Herculano Batista Neto, junto a demais acadêmicos e autoridades locais. A cerimônia teve início com os hinos executados pelo Coral “Os Céus Proclamam”, sob a regência do Maestro Wellington Costa e o trompetista Nicolas Caetano. A homenageada, além do prêmio, recebeu um diploma e um buquê de flores.

O evento seguiu com momentos culturais, incluindo a leitura do texto “Círculo na Lua de Irati”, de Julio Marcos Bronislavski e a homenagem “3 Rosas para Denise”, com o acadêmico prof. Edson Santos Silva e três alunas, acompanhados por uma performance teatral do Grupo de Teatro IR A TI e música ao violino com Débora Cristina Pereira Prado. O Grupo de Serestas de Irati encerrou com três canções em homenagem a Denise.

“Esse é o prêmio de maior importância de toda minha carreira”, diz Denise Stoklos
Foto: Osmar Slompo

Ao final, a ALACS homenageou o prefeito Jorge Derbli com um Diploma de Agradecimento por seu apoio às iniciativas culturais durante seu mandato.

“Esse é o prêmio de maior importância de toda minha carreira”, diz Denise Stoklos
Foto: Osmar Slompo

Leia outras notícias