Conheça a rivalidade entre Alcateia e Panelinha dos Jogos Abertos de Mallet (JAM)

Os jogos acontecem de 05 a 15 de setembro e contam com a participação de mais de 300 atletas

Esther Kremer e Patricia de Paula

Começou o tradicional Jogos Abertos de Mallet (JAM), esta é a 21ª edição dos jogos que movimentam a cidade toda. Os jogos acontecem de 05 a 15 de setembro e contam com a participação de mais de 300 atletas. Para além das competições, existe também uma tradicional rivalidade entre as equipes do Alcateia e Panelinha.

Desde o início, a rivalidade sempre fez parte da jornada dos dois times o que resultou no surgimento de novas equipes como Dragons, Rio Claro e AMEC. Apesar da rivalidade acirrada nas quadras, fora delas, a amizade prevalece.

Segundo relatos de participantes, os Jogos Abertos de Mallet começaram oficialmente em 1998, mas o espírito esportivo da Alcateia nasceu antes disso, aproximadamente em 1996, alunos do Colégio Estadual Dario Veloso, se uniram para participar de competições dos mais variados esportes e quando o JAM nasceu, a equipe do Dario Veloso nasceu junto, formada por pais e alunos.

Em 2022, devido a mudança do regimento interno do JAM, adotaram o nome de Alcateia, o nome muda porem a história fica, o time é heptacampeão da competição sendo, no momento, o atual campeão. Atualmente entre atletas, torcedores e dirigentes são em média 350 pessoas. “O lado azul do ginásio é carregado de histórias, de muita garra, muita superação e muito aprendizado”, diz Nicole Frankio.

A Equipe Panelinha foi fundada no ano de 2019, com o intuito de ser uma equipe que “veio para ficar”. Segundo os participantes da equipe, os atletas sempre jogaram juntos, participando de vários JAM’s, porém com outros nomes de equipes. De 2019 até hoje, nas três participações da equipe no JAM, contabilizaram dois vice-campeonatos e um título de campeão. Atualmente a equipe está muito bem estruturada, conta com sete dirigentes, e soma quase 150 atletas, que participam várias modalidades sem contar com diversos dirigentes técnicos e a torcida.

Segundo Larissa Seretni, “queremos que daqui a 20 anos lembrem do nosso Panelinha, como hoje nos lembramos de equipes memoráveis que já passaram pelo JAM, como Madetrevo, Sepac, RBK, entre outras.”

A 21° edição do JAM contará com disputas em 21 modalidades, sendo: atletismo, basquetebol bete ombro bocha, cabo guerra, futebol sintético; futebol suíço; futebol de areia, futsal, handebol, mini maratona, mountain bike, queda de braço, queimada, sinuca, tênis de mesa, tiro ao alvo, truco, vôlei de areia, vôlei de quadra e xadrez.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.