Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 06:13, 16°C

Participação aconteceu no sábado (22), com um convite especial por parte da Prefeitura
Esta é a primeira vez que o grupo vem ao Brasil e, também, tem contato com a cultura gaúcha- Sthefany Brandalise

Leticia H. Pabis
Direto da cidade de Winnipeg, no Canadá, um grupo da Escola de Dança Ucraniana Sopilka veio se apresentar no Brasil. A primeira apresentação aconteceu em Foz Do Iguaçu, onde o grupo pode ter mais contato com a cultura brasileira pela primeira vez. No sábado, o grupo embarcou em uma viagem de oito horas até Irati.
Chegando no município, o grupo foi recepcionado na Paróquia Imaculado Coração de Maria, Rito Ucraniano Católico, pelo Grupo Ivan Kupalo e após os artistas se direcionaram ao CT Willy Laars, onde aconteceu o 15º Festival Nacional de Arte e Tradrição Gaúcha entre os dias 19 e 23 de julho de 2023.
Em entrevista exclusiva à Folha de Irati, a diretora do grupo, Kristina Frikas, contou um pouco mais sobre a experiência internacional do grupo. “É a primeira vez que estamos no Brasil. Tudo é incrível, até o momento só estivemos em Foz do Iguaçu, onde dançamos nas Cataratas e em Irati fomos recepcionados pela comunidade Ucraniana e, agora, neste maravilhoso festival, não sabíamos o que esperar e isso aqui é incrível”, relatou Kristina.
Esta é a primeira vez que o grupo vem ao Brasil e, também, tem contato com a cultura gaúcha. “Nós só estamos aqui por alguns dias por enquanto, e não consigo acreditar em quantas coisas fizemos e quantas mais estão na lista. As pessoas aqui são maravilhosas, calorosas e acolhedoras e toda a experiência, a comida, a bebida e a cultura está sendo incrível”, contou.
Após a rápida passagem por Irati, o grupo foi para Prudentópolis, onde se apresentou com outro grupo de dança ucraniano e seguiram para Curitiba, onde mais uma apresentação os esperava.
A equipe da Folha também entrevistou um dos dançarinos do grupo, Eric Schmnowski. “Nós viemos direto do ônibus, trocamos de roupa e entramos no salão e a atmosfera está nas alturas. Todo mundo está cantando e dançando, é incrível estar aqui, queria que tivéssemos mais coisas como essa em Winnipeg, onde todo mundo está elétrico”, contou o dançarino.
UCRÂNIA NO CANADÁ
A cultura Ucraniana chegou ao Canadá do mesmo modo que veio ao Brasil, por meio de imigrantes no período da 1ª e 2ª Guerra Mundial. Os integrantes da Escola de Dança Ucraniana Sopilka são canadenses descendentes de Ucranianos, que assim como no Brasil, fazem questão de manter a cultura viva em seu país.

Sthefany Brandalise
Sthefany Brandalise
Sthefany Brandalise

Leia outras notícias