Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 02:14, 14°C

Pela primeira vez, todos os alunos da rede estadual do Paraná receberam kits escolares, garantindo mais equidade e suporte para as famílias
Entrega de kits escolares marca início do ano letivo na rede estadual
Governo do Estado reforça seu compromisso com o fortalecimento da educação pública – Foto: Sthefany Brandalise

Sthefany Brandalise, com informações de AEN e G1

O ano letivo de 2025 começou com uma novidade na rede estadual do Paraná: a entrega de kits de material escolar para todos os alunos, ação inédita promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). O investimento, de mais de R$ 40 milhões, permitirá que cerca de 945 mil estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) tenham acesso a materiais essenciais para o aprendizado. A distribuição já começou em diversas escolas, como no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira e o Colégio Florestal, onde a equipe da Folha de Irati acompanhou a entrega e conversou com os diretores.

A Seed disponibilizou dois modelos de kits escolares: um para alunos do 6º ao 9º ano, com cadernos universitários, caderno de artes, régua, transferidor, esquadros e lápis de cor; e outro para o Ensino Médio e EJA, contendo cadernos universitários, caderno de artes, canetas esferográficas, réguas e lápis grafite. A iniciativa busca auxiliar as famílias e garantir que todos os estudantes tenham acesso ao material necessário para acompanhar as aulas com qualidade.

Maria Amelia Ingles, diretora do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, destacou a importância da ação. “Eu achei o kit maravilhoso, de uma qualidade muito boa, e ele propõe suprir a necessidade de cada série. É uma alegria quando você entrega os kits porque os alunos estão comemorando muito também. Estamos fazendo tudo com o maior carinho para que os alunos possam receber esse material preparado para eles com todo carinho pelo governo do estado para atender as famílias e os alunos. Esse material que veio para ajudar a economizar”.

A diretora também explicou o que acontece caso um aluno já tenha seu próprio material e não deseje utilizar o kit fornecido pelo governo. “A gente fez uma fala inicial com os alunos da importância do cuidado desse material, de entender que tudo tem um custo, que o estado está fazendo isso para ajudar. Mas se o aluno já tem material e não quer do governo não tem problema, ele vai conversar com a direção da escola, a gente vai fazer um termo que ele está devolvendo porque ele não quer ficar com o kit e depois a gente vai remanejar para escolas que talvez não tenham recebido, entrando em contato com o Núcleo Regional para fazer essa logística para que nenhum material seja jogado fora ou desperdiçado”, diz Maria.  

Já no Colégio Florestal, a entrega dos kits para o Ensino Médio está prevista para segunda-feira (10). O diretor pedagógico, José Augusto, ressaltou o impacto positivo da ação. “Esse estímulo do governo estadual, em parceria com o governo federal, é bastante interessante, que além do processo de ensino-aprendizagem em si contribui com material significativo de alta qualidade. Esse material certamente ajudará as famílias, os estudantes, principalmente pela qualidade. Sempre o Estado do Paraná pensa em uma qualidade significativa da educação, tanto é que somos a melhor educação do país hoje”, finaliza.

Com a distribuição dos kits, o Governo do Estado reforça seu compromisso com o fortalecimento da educação pública. A iniciativa pretende garantir que alunos das áreas urbanas e rurais tenham as mesmas oportunidades de aprendizado, eliminando barreiras que possam prejudicar o desempenho escolar.

Entrega de kits escolares marca início do ano letivo na rede estadual
Iniciativa pretende garantir que alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado– Foto: Caio Budel/g1

ENTREGA DOS MATERIAIS

O ano letivo de 2025 começou na quarta-feira (5) e cerca de 15% dos 922.897 kits escolares não foram entregues, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seed). Em janeiro, a Seed anunciou que os estudantes receberiam os itens pela primeira vez e no primeiro dia de aula.

A Seed explica, em nota, que já foram entregues 800 mil kits e os esforços continuam para regularizar a situação. Segundo a Secretaria, os materiais não chegaram em todas as escolas por problemas logísticos. “Os materiais destinados aos alunos da rede estadual estão sendo entregues continuamente, garantindo que todos os estudantes receberão seus materiais. Devido a questões logísticas e de transporte, somadas às condições climáticas adversas registradas recentemente, algumas entregas ocorreram em prazos diferenciados”.

A previsão da chefe de Núcleo Setorial da Seed, Rosyara Juliatto, é que até 14 de fevereiro todas as escolas tenham recebido os kits escolares.

Leia outras notícias