Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 03:18, 7°C

Organizadas pela Secretaria Municipal de Educação, o intuito das reuniões é fortalecer o planejamento pedagógico entre profissionais da rede municipal de ensino
Foto: Reprodução

Karina Ludvichak

A Secretaria Municipal de Educação de Fernandes Pinheiro realizou, nesta semana, dois encontros formativos com o objetivo de alinhar estratégias e fortalecer as práticas pedagógicas para o segundo semestre do ano letivo de 2025. As ações aconteceram na noite de terça-feira (1º) e na manhã de quarta-feira (2), com foco no desenvolvimento das aprendizagens e na preparação para avaliações externas, como o SAEP (Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná), SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Na terça-feira (1º), a reunião foi voltada aos gestores escolares e teve como temática a obra literária Alice no País das Maravilhas, utilizada como ponto de partida para reflexões e debates sobre os desafios da gestão educacional. Participaram do encontro representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Núcleo Regional de Educação (NRE), os articuladores regionais Eliana Kricoski e Osni, além das formadoras da FTD Educação, Luciane Chyczy e Wiviane Araújo.

“Essas reuniões são fundamentais para o alinhamento das ações e estratégias do segundo semestre. A escolha de uma temática simbólica como Alice no País das Maravilhas proporcionou um ambiente acolhedor e reflexivo, contribuindo para o fortalecimento do trabalho em equipe”, destacou a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Fernandes Pinheiro, Izabel Jorge.

Na manhã de quarta-feira (02), foi a vez dos professores dos 2º e 5º anos — turmas que participam das avaliações externas — participarem do encontro com o tema “Reflexões sobre as habilidades e descritores na prática cotidiana”. A formação teve como foco o planejamento pedagógico e o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, visando a melhoria dos indicadores educacionais do município.

As ações fazem parte do processo contínuo de monitoramento e avaliação conduzido pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio técnico do NRE e de parceiros formadores. “É uma forma de acolher, motivar e engajar nossos professores e gestores, para que o segundo semestre seja de avanços significativos na aprendizagem dos alunos”, completou Izabel.

Leia outras notícias