Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 04:05, 16°C

Representantes da rede de proteção apresentaram à deputada estadual Leandre os trabalhos desenvolvidos pela pasta
O objetivo é estreitar os laços junto à Secretaria da Mulher e debater sobre políticas públicas - Foto: Sec. de Assistência Social de Guamiranga

Karina Ludvichak e Cristiane Tabarro Borgo

No dia três deste mês, mulheres da Assistência Social de Guamiranga se reuniram com Leandre Dal Ponte, deputada federal e secretária da Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial (SEMI), para apresentar os trabalhos desenvolvidos pela pasta no município. Na ocasião, a secretária de Assistência Social, Mayara Fila, esteve acompanhada da secretária de Agricultura, Cristiane Tabarro Borgo, da primeira-dama de Guamiranga e demais representantes da rede de assistência do município.


Segundo Mayara, o objetivo é estreitar os laços junto à Secretaria da Mulher e debater sobre políticas públicas voltadas para mulheres no governo. “Tivemos a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido no município, no que diz respeito às ações realizadas dentro da defesa e garantia de direitos das mulheres. Nosso objetivo é trabalhar com ações que venham a fortalecer as mulheres guamiranguenses, mostrando o potencial de cada uma em tudo aquilo que venham a realizar”, explica.


A secretária de Agricultura destaca que, o município, através das Secretarias desenvolve projetos independentes, com metodologias de trabalho estruturadas de acordo com cada público atendido, porém, através da intersetorialidade as ações se conectam. “É nesse momento que, as mulheres, sejam do campo ou da cidade, permitem emergir toda potência que até então estavam adormecidas”.


Segundo Cristiane, em Guamiranga, há um movimento forte das mulheres assumindo instâncias de governança, empreendendo em atividades agrícolas ou não agrícolas de forma à incrementar a renda, mulheres que estão transitando para a superação da vulnerabilidade social, tudo isso, com ações intersetoriais, planejadas e “dentro desse processo do despertar da sua vocação, do autoconhecimento até o empreender, há o processo de trazer à tona ações a respeito da prevenção à violência doméstica. Visto isso, hoje, Guamiranga conta com o Conselho da Mulher e já está se desenhando à adesão para estruturação de uma rede de apoio para a política de prevenção à violência doméstica, um programa da Polícia Militar do Paraná”, complementa.


Guamiranga conta, também, com a coordenação local de mulheres da FAEP, representadas por nove mulheres de Guamiranga e Ivaí. “O nosso propósito é fortalecer o potencial da mulher do agro no seu conhecimento e desenvolvimento pessoal, levando a entender que se pode chegar aonde ela quiser e assim inspirar outras mulheres. Nosso objetivo principal é o desenvolvimento das propriedades e empreendedorismo, e de forma coletiva, unir as mulheres promovendo ações de acolhimento e valorização do meio rural. É necessário conscientizar a mulher da importância do seu papel no agro e conduzi-las ao protagonismo”, finaliza Cristiane.

Leia outras notícias