Assessoria ACIAI
Com o objetivo de ampliar as oportunidades de negócios para os empreendedores iratienses e fortalecer o comércio exterior, a Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI) promoveu, na noite de quarta-feira (23), a 2ª edição do evento sobre internacionalização. A iniciativa reuniu empresários, autoridades e representantes de entidades comerciais, com foco especial no mercado chinês, principal parceiro comercial do Brasil.
O evento teve como destaque a presença do presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Chiu Po Cheng, que apresentou o panorama das relações bilaterais e as oportunidades de intercâmbio comercial e tecnológico entre os dois países. “A China é hoje o maior parceiro comercial do Brasil, e eventos como este ajudam os empresários locais a se conectarem com esse mercado, levando informação e abrindo caminhos para o comércio bilateral”, destacou Chiu.
O palestrante convidado Gabriel Bernardes, especialista em comércio exterior, reforçou a importância de os empresários locais adotarem uma visão globalizada. “Hoje falamos sobre o ‘Made in Irati’ alcançando novos mercados. O mundo está olhando para o Brasil, e Irati tem potencial para se destacar nesse cenário. Eu acho uma iniciativa maravilhosa. A ACIAI está à frente de muitos projetos onde se o empresário de Irati, se estiver sempre conectado com essas demandas, esses trabalhos, esses projetos da Associação, com certeza o negócio dele só tende a crescer. Ganhar espaço”, concluiu.
Durante o encontro, a presidente da ACIAI, Samara Coelho, ressaltou que a internacionalização é uma nova fronteira para os empreendedores de Irati e região. “Queremos mostrar que é possível expandir produtos e serviços para além do Brasil, fortalecendo o desenvolvimento das empresas locais. Esta é apenas a segunda edição, mas já estamos programando novos encontros com esta temática”, afirmou.
O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, elogiou a iniciativa da Associação, destacando dois aspectos principais, a ampliação da visão estratégica dos empresários e a possibilidade concreta de atrair investimentos estrangeiros para a região. “Estreitar laços com entidades como a Câmara Brasil-China nos ajuda a criar um ambiente mais favorável para os negócios e para a geração de emprego e renda”, pontuou.
O diretor vice-presidente Assuntos da Indústria da ACIAI, Fernando Brevinski, um dos idealizadores do projeto sobre internacionalização, explicou a escolha da China como foco principal do encontro. “A China é um dos maiores polos de inovação e de comércio do mundo. Para Irati, que está em crescimento, essa aproximação representa uma oportunidade real de desenvolvimento, seja por meio da exportação, da importação ou do acesso a novas tecnologias”, observou.