Esther Kremer
Na tarde de terça-feira (31), às 14h, na Câmara de Vereadores de Irati, aconteceu a sessão solene de posse do prefeito, vice e vereadores eleitos que vão assumir os cargos durante o período de 2025/2028. Na ocasião, Emiliano Gomes foi empossado o novo prefeito e Larissa Mazepa como vice. Ainda, foi eleita a nova mesa diretora da Cãmara de Vereadores do próximo pleito.
A Casa de Leis esteve lotada para o evento, onde contou com a presença de diversas autoridades municipais, militares e judiciais, assim como, dos familiares dos eleitos que puderam prestigiar o momento. Também, foi aberto espaço para que os vereadores, prefeito e vice, pudessem se apresentar oficialmente e falar sobre os planos para o futuro da cidade. Ainda, o ex-prefeito, Jorge Derbli, que foi muito homenageado no evento, teve espaço para fazer uma breve retrospectiva dos oito anos em que esteve à frente da gestão, destacando os marcos que a cidade conquistou em seu mandato.
Em entrevista, o prefeito Emiliano Gomes falou sobre o momento da posse. “Na minha visão, ocorreu tudo bem. Os vereadores tiveram espaço para se apresentar, o prefeito Jorge pode explanar as ações nos últimos oito anos e nós pudemos apresentar uma nova perspectiva para o futuro de Irati. Se finda um ciclo de oito anos, do prefeito Jorge, e se abre um novo caminho de mudanças. Foi o que falamos durante a campanha, nova gestão, novas pessoas e a partir disso podemos lincar um conjunto de ações, presente em nosso plano de governo, onde vamos pensar nos 100 primeiros dias de governo”, disse.
100 DIAS, 100 AÇÕES
O prefeito Emiliano também comentou sobre os primeiros passos da gestão. Segundo ele, o objetivo é atuar nas áreas onde o município realmente precisa e, para isso, o secretariado técnico escolhido deve agir e apresentar resultados. “Vamos cobrar um conjunto de ações de cada pasta da Prefeitura, então nesses 100 primeiros dias de governo, devemos ter um conjunto de 100 ações, divida entre as Secretarias. Isso é para mostrar para a população aquilo que nós estamos fazendo de novo e o que estamos projetando a curto, médio e longo prazo”.
Em discurso na Câmara de Vereadores, o prefeito disse que todo o corpo de secretários está ciente sobre as metas que precisam atingir. “Foi algo que falamos na campanha. Os secretários sabem sobre essas metas e sobre a cobrança, também estão cientes de que pode haver a substituição caso essas metas não forem alcançadas”.
A vice-prefeita, Larissa Mazepa, também falou, em entrevista, sobre a emoção e sobre a responsabilidade que a equipe tem ao assumir a Prefeitura. “O sentimento que define a posse é de uma expectativa muito grande da população iratiense para que a gente possa realmente colocar em pratica tudo o que queremos, todos os nossos conhecimentos técnicos, políticos, para que possamos mudar a cidade de Irati e fazer com que seja uma cidade melhor para todos nós vivermos. Nós já começamos a idear as primeiras ações, pretendemos fazer as ações dos 100 primeiros dias, pequenas e grandes, para que a população possa se beneficiar da nossa gestão. Só temos a agradecer a todos que acreditaram nós, que foram nossos eleitores, o sentimento é de unidade, para que possamos fazer uma gestão para todos os iratienses, independentemente de qualquer coisa, todos precisam se beneficiar”, disse.
TRANSMISSÃO DE CARGO
A transmissão de cargo aconteceu no gabinete do prefeito, após a sessão solene na Câmara de Vereadores, que contou com a presença das equipes tanto do ex-prefeito Jorge Derbli, quanto do prefeito atual, Emiliano Gomes.
Jorge, tanto em discurso, quanto em entrevista, garantiu que todas as contas do município estão pagas e que diferente de quando ele assumiu, entregou a Prefeitura de uma forma tranquila. “As contas estão pagas, os fornecedores, tudo pago. Eu fui para a posse com muita tranquilidade, com o sentimento de missão cumprida pelo trabalho feito nos oito anos, e pela gestão financeira séria, com isso conseguimos entregar a Prefeitura com as contas equilibradas. O equilíbrio financeiro é importante e por isso nós prezamos sempre pela gestão séria”, disse.
“Existem vários projetos a serem finalizados ainda, também já deixamos convênios assinados para o próximo ano e torço para que o prefeito e os secretários continuem com esse crescimento que a cidade teve durante os oito anos. Torcemos para que a nova administração tenha sucesso”, disse Jorge.
VEREADORES EMPOSSADOS
Os vereadores empossados que vão assumir o pleito 2025/2028 são: Alcides Cezar Pinto; Dr. João Henrique Sabag Duarte; Teresinha Miranda Veres; Leomar Jacumasso; José Renato Kffuri; Silvana Rzepka; Selmo Vieira; Helio de Mello; Marcelo Duda e Sybil Dietrich.
ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA
Ainda, durante a sessão, aconteceu a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2025/2026. Sendo composto pelo presidente, vice-presidente, primeiro secretário e segundo secretário. Durante a eleição, a chapa escolhida foi: vereador Hélio de Mello como presidente, vereador Celmo de Lima Vieira com vice-presidente, Sybil Dietrich como primeira secretária e José Renato Kffuri como segundo secretário.
Em entrevista, Helio de Mello falou sobre o momento da posse e sobre o cargo de presidente. “Mesmo sendo a terceira vez na presidência, no sétimo mandatado, cada tempo tem seu tempo e neste momento houve o entendimento dos nobres pares, grupos políticos, enfim, para que eu assumisse este cargo. São situações que precisamos articular para conseguir atender aos anseios da população. Mesmo que executivo e legislativo serem poderes independentes, eles devem estar interligados, em conexão para que possamos ter o resultado final focado no bem da população”, finalizou o edil.