Nilton C. Pabis
Buscar experiências para enriquecer a administração é uma política de Emiliano e Larissa, prefeito e vice eleitos de Irati. Nesta quarta-feira (06), eles se reuniram com o prefeito de Prudentópolis e também com o vice para conhecer como Prudentópolis foi administrado nesta gestão.
O prefeito Osnei Stadler e o vice Evaldo Hoffman receberam Emilano, Larissa e Bruna Nadal que puderam entender vários processos que a administração implantou para chegar nos resultados pretendidos.
Prudentópolis comemora o índice na Folha de pagamento de 42%, um resultado que foi conquistado durante a gestão. O município possui um vasto interior, o que compromete um grande desempenho, uma vez que 47% da população está no campo. Pavimentação, Iluminação em Led e um grande volume de recursos financiados também são destaques.
Para atender o campo, Osnei explica que o município foi dividido em oito regiões com patrolas e caminhões para atender as comunidades. “Outra questão foi manter as cascalheiras liberadas permitindo ter material em disponibilidade”, explica o vice Evaldo. Mas é o processo licitatório que chama a atenção da administração.
Osnei explicou que foi fundamental controlar os investimentos com a maior parte de recursos vinculados, o que facilita a gestão e fazer investimentos como a compra de prédios para escola e construção de creches com recursos próprios. O prefeito eleito, Adelmo Klososvski, que também participou da reunião, explicou como fazer os investimentos e a importância de manter o setor de licitação capacitado. “É o registro de gastos da Prefeitura. É preciso ter um setor de compras bem capacitado para que o resultado apareça no cofre”, diz Adelmo.
Tanto Emiliano como Larissa, fizeram vários questionamentos aos gestores. “É preciso entender o processo que a Prefeitura implantou na gestão”, disse Emiliano.
Ainda, Emiliano comentou sobre os objetivos centrais da visita que foi feita. “As trocas de experiências, saber o que deu certo e o que não deu nos capacita para a administração. Prudentópolis é um modelo para o turismo, por exemplo, que atua de forma profissional”, disse Emiliano.
Larissa se preocupa com o setor de Saúde, onde o município de Prudentópolis tem cerca de 15 médicos, número que difere dos de Irati. “Precisamos entender como fazer uma gestão atuante na saúde e mostrar os resultados que a população espera. Prudentópolis tem características muito próximas de Irati e podemos usar as experiências do município vizinho para potencializar a saúde de Irati”, disse.