Emporio Dom Pepe Ltda, com sua linha de embutidos Rio corrente, é o primeiro da região a conseguir selo Susaf 001 de Rebouças
Leandro Bianco com Informações da Secretária de Agricultura de Rebouças
A empresa Emporio Dom Pepe Ltda, com sua linha de embutidos Rio Corrente, é o primeiro da região a conseguir o selo SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte) 001 de Rebouças.
Fotos: Reprodução




Desde 2014, com o registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a empresa, propriedade de Giovani Nappa e localizada na comunidade de Rio Corrente, já vinha se estruturando e ganhando mercado local. No ano de 2023, começou a buscar a certificação que permite ampliar o mercado em que atua, mantendo a segurança sanitária do produto. Entre os produtos da empresa, se destacam a linguiça colonial, a linguiça toscana, o bacon, o toucinho, a banha, ingredientes para feijoada, torresmo, morcilha, carne resfriada, entre outros.
Fotos: Reprodução






A empresa ampliou e atualmente conta com uma estrutura de, aproximadamente, 200m² composta de todos os equipamentos para preparar os produtos com qualidade para chegar à mesa do consumidor. “A proposta do Emporio Dom Pepe é que os produtos produzidos pela nossa equipe tenha mantido o sabor do campo. Isso é o que o consumidor atual busca”, diz Rafael, gerente da empresa.
Foto: Reprodução


Nossas estruturas foram preparadas dentro das mais rígidas normas proporcionando a sanidade aos produtos. “O que precisamos é entregar um produto com garantia de qualidade”. A empresa é familiar e busca os melhores produtos para serem transformandos os mais deliciosos embutidos. “Ao longo do tempo fomos aprimorando os temperos e as técnicas para manter o gosto e a lembrança de produtos coloniais”, afirma Rafael.
“A Conquista deste selo foi feito com muito esforço e capacitação de toda a equipe e também do nosso RT Edmilson Luiz Amaral, que muito colaborou para este selo. A partir deste selo já podemos vender os produtos Emporio Dom Pepe para todo o Estado do Paraná. Esse selo permite ainda que a empresa possa crescer com solidez e ampliar sua produção e equipe também”, diz Petenuci.
A médica veterinária e coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) de Rebouças, Luciane Rodrigues Cardoso Herthel, explica qual é o processo, desde o início, para os estabelecimentos que desejam receber a certificação do Suasa/Susaf-PR. “As empresas reboucenses que tiverem interesse em ampliar sua atuação precisam ter registro no Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal, selo gerido pela Prefeitura e Secretaria de Agricultura e que valida a comercialização dentro do município. Posteriormente os interessados recebem orientação técnica e informações sobre a documentação necessária para adesão e o município fará a indicação ao estado do Paraná. Os dois sistemas têm as mesmas normas e padrões estabelecidos que leva em consideração parâmetros técnicos, métodos de controle e autocontroles e boas práticas de fabricação, visando a garantia da qualidade, sanidade, inocuidade e identidade dos produtos comercializados e posteriormente segue sendo fiscalizada e auditada permanentemente”, destaca.
Foto: Reprodução


Para os estabelecimentos, a principal vantagem da obtenção do selo é a ampliação da área de comercialização de seus produtos, uma vez que, mesmo estando registrado no Serviço de Inspeção Municipal, ele poderá comercializar em todo o território estadual. Para o município, as principais vantagens são a geração de empregos e renda, uma vez que os estabelecimentos, com uma perspectiva de venda maior, tendem a aumentar sua produção e consequentemente necessitam de mais mão de obra.
O prefeito de Rebouças, Luiz Zak, falou sobre a importância dessa conquista para o município. “Nós recebemos com grande alegria a informação de que o primeiro empreendimento habilitado pelo SUSAF aqui da nossa região é um empreendimento aqui do município de Rebouças. A administração do município parabeniza a empresa, pois esse é um importante passo, dado no sentido de proporcionar aos nossos produtores de embutidos e empreendedores aqui do município, essa oportunidade de poder estar comercializando seus produtos de origem animal em todo o estado do Paraná”, enfatiza.


O vereador e ex prefeito Claudemir Hertel, que esteve visitando o frigorífico, também enaltece o trabalho da familia. “A familia Nappa acreditou em Rebouças e se torna um modelo de negócio, mostrando que ações como essas são possiveis. Dá orgulho quando viajamos pelo estado e encontramos nas prateleiras dos mercados um produto que é da nossa terra” finalisa Claudemir.