Em janeiro deste ano, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Guamiranga, assumiu o pátio de máquinas com a missão de modernizar a frota, qualificar os serviços e organizar o quadro de funcionários da pasta. Logo no primeiro mês de trabalho, houve a precipitação de, aproximadamente, 100 mm de chuva, danificando as estradas rurais, tornando o foco inicial para serviços emergenciais.
Atualmente, o quadro dispõe de 15 funcionários e 12 máquinas, sendo três patrolas, quatro retroescavadeiras e cinco caminhões. “Estamos trabalhando para que em breve possamos adquirir maquinários novos, principalmente de caminhões para a recuperação das estradas e a realização de nossos serviços cotidianos. Vale ressaltar que essa busca por recursos e investimentos possui toda uma parceria com nossos vereadores, equipe administrativa e deputados para que isso aconteça”, explica o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Blan de Oliveira Neto.
Em três meses, as equipes buscam sanar os principais focos emergenciais de atoleiro, construção de pontes e recuperação de bueiro, para auxiliar a colheita dos produtores de grãos do município. “Fizemos um levantamento recente para analisarmos os pontos críticos que necessitam de serviço e chegamos a um número de 50 km de estrada intransitável. As principais ainda dão pra passar, mas caso haja chuva e uso intenso em dois dias o pessoal já não passa por lá”, avalia João.
Após solucionar os problemas de pontos de atoleiro, a Secretaria buscará a melhoria a longo prazo das comunidades. “Ao lado desse serviço emergencial, já estamos arrumando a casa, verificando a situação dos nossos funcionários, analisando o uso e funcionamento de cada máquina. Agora, passando a safra de soja, já conseguiremos nos organizar melhor para que na próxima colheita não tenhamos tanta dificuldade e possamos escoar tudo com mais facilidade”, conclui João.