Esther Kremer com reportagem de Nilton Pabis
A trajetória do Grupo Bahniuk, uma das maiores redes supermercadistas da região, tem sido marcada por inovação, trabalho e valorização das pessoas. O que começou há quase cinco décadas em um pequeno comércio na cidade de Mallet se transformou em um conglomerado com as marcas Supermercados Bahniuk, 10 Atacadista, Bah Log Transportes, indústria de panificação Pães Vó Eva e usina fotovoltaica própria, a UFV Bahniuk.
Por trás dessa grande expansão está uma mudança estratégica, a profissionalização da gestão e a criação de uma cultura organizacional. Hoje, o grupo atua nas cidades de Mallet, Paulo Frontin, Paula Freitas, Antônio Olinto e União da Vitória, com expansão prevista para ainda este ano em São Matheus do Sul.
“A expansão para União da Vitória mostrou ao grupo que poderíamos mais. As lojas foram as primeiras com grandes inovações, buscamos trazer mais conforto, opções e bons preços, além de serem as primeiras lojas a trabalharem com restaurantes. Com isso, conquistamos o cliente daquela região e visionamos a expansão”, comenta Clemente Bahniuk, CEO do grupo.
Expansão do Grupo Bahniuk
Clemente relembra quando o empreendimento começou, com um sonho de seu pai. “Ele vinha de carroça junto com a minha mãe e tinha esse sonho de ter um comércio na cidade, onde vendia os produtos da propriedade, como ovos, o repolho, a erva-mate que eles faziam. Acordavam três horas da manhã para ‘canchear’ a erva e iam vender na cidade. Mas meu pai sempre teve o objetivo de ter um negócio na cidade”, comenta.

Clemente explica que após o grupo ficar cerca de dois anos sem inaugurar novos empreendimentos, Mallet receberá importantes investimentos nos próximos meses, com a construção de duas novas lojas modernas que substituíram a unidade histórica já conhecida pelos moradores. As obras devem ser entregues como presente de 50 anos do grupo à comunidade malletense, reforçando o vínculo afetivo com a cidade. A primeira já está em construção e deverá ser entregue entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Ao todo, o grupo está construindo seis novas lojas nas cidades onde atuam.
Foto: Arquivo pessoal
Os investimentos demonstram que, mesmo com a expansão para outras cidades, Mallet permanece como base estratégica e afetiva do grupo. “Foi aqui que tudo começou. É uma honra poder retribuir para a cidade com novos projetos e continuar crescendo junto com a comunidade. Nós reconhecemos a importância disso”, destacou o CEO.
De gestão familiar à estrutura empresarial organizada
Ao recordar os primeiros passos da transformação, Clemente relembrou o momento em que percebeu que, para crescer de forma sólida, seria necessário profissionalizar a administração. “Saímos de uma administração familiar para estruturar processos, treinar pessoas e organizar a empresa como um todo. Hoje nós estamos com uma média de 700 colaboradores. Uma projeção, com os projetos que temos em andamento, vamos fechar 2026 com cerca de 1.100 a 1.200 colaboradores”, explicou.
Dessa visão nasceu a Universidade Bahniuk, um núcleo interno de capacitação contínua para colaboradores, com treinamentos técnicos e projetos de apadrinhamento. “Temos projetos de indicação, de liderança replicadora e de formação desde o primeiro dia. A pessoa não começa a trabalhar antes de ser capacitada. Isso cria um ambiente muito diferente do comum”, destacou Clemente.
Foto: Reprodução Grupo Bahniuk

Um dos pilares do modelo de gestão da rede é valorizar quem já faz parte da equipe. O CEO explicou que prefere investir na capacitação dos colaboradores. “Hoje, eu tenho repositor que virou gerente de loja. Açougueiro que hoje é gerente. Não é discurso vazio, é prática. Valorizamos as pessoas e damos oportunidades reais. Isso faz com que nosso time vista a camisa de verdade”, afirmou.
Cultura e espírito colaborativo
Mais do que programas internos, Clemente afirma que a cultura da empresa é vivida no dia a dia e não imposta por regras. “Se você entrar em qualquer loja nossa, vai perceber coisas acontecendo naturalmente. Cultura não se impõe, se vive”, destacou.
Questionado sobre qual foi o grande diferencial que impulsionou a virada do grupo, Clemente respondeu que “o pulo do gato é trabalhar. O segredo é o trabalho árduo, acordar cedo, correr atrás. Não tem fórmula mágica. É deitar no travesseiro com a consciência tranquila de estar fazendo o certo”, disse.



Fotos: Projeto 3D Grupo Bahniuk
Ele acrescentou que o crescimento também veio quando decidiu que queria ser motivo de orgulho para seus colaboradores, familiares e comunidade. “As pessoas que gostam de mim têm que ter orgulho das minhas atitudes. O pulo do gato é ser verdadeiro, não prometer o que não pode cumprir”, completou.
Com a estrutura profissionalizada, cultura enraizada e foco em pessoas, o Grupo Bahniuk projeta os próximos anos com o pensamento de crescer, gerar oportunidades e ajudar no desenvolvimento das cidades. A meta não é ser o maior supermercado do Brasil, segundo o CEO, mas ser referência em qualidade, preço justo e um bom ambiente de trabalho. “Queremos ser a melhor empresa para se trabalhar no Brasil”, concluiu.

Prêmio inédito para a região
Para valorizar o cliente, o Grupo estará sorteando um veículo TERA TSI 0km, no valor de R$ 100 mil, para consumidores da rede de supermercados Bahniuk. A cada R$ 100 em compras, o cliente receberá um número da sorte dentro do app Clube Bahniuk. Clemente afirma que é uma forma de valorizar quem é fiel ao grupo.
Foto: Reprodução






Foto: Projeto 3D Grupo Bahniuk