Esther Kremer
Na busca por oferecer uma educação inclusiva e de qualidade a todos os alunos, a Secretaria de Educação de Irati deu um passo significativo ao entregar nove mobiliários adaptados para estudantes da rede de ensino que possuem algum tipo de deficiência física. A cerimônia de entrega aconteceu durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e emocionou não apenas os pais e professores, mas também toda a comunidade escolar.
Os nove mobiliários adaptados foram projetados e confeccionados sob medida para cada aluno, visando não apenas atender às as necessidades atuais, mas também acompanhar o crescimento durante os anos de estudo. Segunda a secretária da pasta, Jandira Girardi, “todos sabemos que existe a relação do aluno com o lugar que senta, sempre tem o seu lugar e, agora, esses alunos também vão ter o seu lugarzinho”.
A prefeita em exercício, Ieda Waydzik, ressaltou a importância dessa conquista e disse que “é um dia muito emocionante para todos que tem filhos, netos, enfim, que sabemos que algumas crianças têm necessidades especiais como esses nossos alunos e nada mais justo do que tratar destas crianças da forma mais dignas possíveis. É um avanço muito grande para a educação de Irati entregar este mobiliário adaptado e mostra que temos um propósito muito grande, oferecer o melhor para as nossas crianças.”
A secretária de Educação, Jandira, comentou que, para ela, é um dos momentos mais importantes que já participou à frente da pasta. “Nós adaptamos nas próprias carteiras das salas de aula para que ficasse mais confortável para que as crianças pudessem ter um melhor aprendizado. Estávamos a muito tempo atrás deste mobiliário, mas tudo é muito demorado, porque queríamos algo bom mesmo, conseguimos fazer este trabalho, e é um material adaptável. Então, para mim é um dia mais do que especial”, disse.
Ainda, a secretária falou sobre outros recursos que estão sendo destinados para a educação especial do município. “Além de diversos recursos que sempre destinamos, estamos fazendo o pedido de tablets para as crianças que estudam na classe especial e na classe de recurso. O motivo é porque muitas destas crianças não tem o movimento para pegar no lápis, na borracha, então precisamos incentiva-los a aprender, através da mídia também. É o mínimo o que estamos fazendo, claro que precisamos fazer muito mais pela educação do município”, explica.
A mãe do aluno João Guilherme, que estuda no pré escola, Adriele Medeiros, comentou sobre a alegria em poder proporcionar, agora, mais conforto ao pequeno durante as aulas. “Eu gostaria de agradecer a Secretaria de Educação que se empenhou em fazer este mobiliário para o João e para todas as crianças, pois é muito importante para eles. Quero agradecer a escola que é muito empenhada, eles são muito importantes para nós. Agora, o aprendizado dele vai melhorar muito e o mobiliário ficou lindo”.
A entrega dos mobiliários adaptados para alunos não apenas proporcionou um momento emocionante para a comunidade escolar, mas também reforçou o compromisso da cidade em oferecer uma educação inclusiva e de qualidade. Um exemplo a ser seguido e celebrado por todos, o Projeto Folha na Escola parabeniza a Secretaria de Educação de Irati pela atitude, evidencia o respeito e a inclusão em sala de aula.