Assessoria Coletivo Soma
A estreia do documentário “Juntas Somamos” está com data marcada. No próximo final de semana, o Coletivo Soma, que é um grupo de dança formado por mulheres de Irati e região, apresenta o filme de média-metragem sobre a trajetória do coletivo. O objetivo do Soma é impulsionar o cenário artístico iratiense com ensaios, apresentações e oficinas de dança gratuitas.
No dia 30 de novembro, “Juntas Somamos” terá uma sessão exclusiva para convidados no Cinema.com, em Irati. A sessão no cinema já está com lotação máxima, mas a estreia do documentário pode ser acompanhada pelo YouTube, no domingo, dia 1º de dezembro, ao meio dia, no canal do Coletivo Soma (https://www.youtube.com/@Soma.Coletivo).
“A produção audiovisual do Coletivo Soma foi desenvolvida ao longo do ano de 2024 pelas próprias integrantes. Nós mesmas gravamos as entrevistas, fizemos a captação de imagens, elaboramos o roteiro e acompanhamos o processo de edição. Foi um trabalho por muitas mãos talentosas e o resultado está emocionante. Vale a pena conferir”, destacou a diretora do documentário, a jornalista Amanda Padilha Pieta.
Com menos de dois anos de formação, o Soma já se apresentou em cerca de 20 eventos com suas coreografias e performances, se tornando uma referência em dança na cidade. “O documentário ‘Juntas Somamos’ registra as transformações que o Coletivo promoveu tanto nas próprias integrantes, quanto no público, provando que a arte é uma ferramenta de empoderamento”, completa a diretora.
Além de Amanda na direção, o documentário teve Stefani Allana Kowalski na produção, Izabela Proceke no roteiro, Eduarda Batista na cinegrafia, Dora Leandra Wolaniuk na fotografia, Emanuelle Paiva Babiuk na supervisão, Jaqueline Caetano na assistência de produção, Tammella Elis Cabral na assessoria de comunicação, Raíssa Negroni no apoio técnico e Vinicius Budel na cinegrafia e edição.
O projeto do documentário também contou com uma contrapartida social, que foi o evento DançArte, realizado em junho de 2024, no Parque Aquático de Irati. Na ocasião, foram ofertadas oficinas de dança e de empoderamento de maneira gratuita para a população iratiense. Os registros dessa iniciativa também estão presentes no documentário.
“Juntas Somamos” tem financiamento da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, do Governo Federal, mediados pela Secretaria de Cultura e Prefeitura de Irati. Para além dos recursos com os quais o Coletivo Soma foi contemplado para a execução do projeto, foram apoiadores da produção a Galeria Autodidata, Rangel Chepluki Fotografia, Studio de Dança Izabela Proceke e Cinema.com.