Documentário já está sendo gravado e conta com o ator Kleber Gonçalves fazendo o papel principal
Esther Kremer
Em meio a tantos projetos culturais presentes em Irati, um projeto cinematográfico está prometendo ser um marco histórico para a cidade. Trata-se de um docudrama de, aproximadamente, 50 minutos sobre a vida de um dos maiores artistas plásticos de Irati e região, o Primo Araújo, uma figura querida e marcante na cidade.
Idealizado por Pedro Henrique Wasilewski, um produtor da região, o projeto ganhou vida com o apoio de outros talentosos produtores, assim como uma equipe dedicada em produzir o filme, inclusive o próprio filho de Primo Araújo, Zeca Araújo. O docudrama não só retrata a vida de Primo, mas também mostra marcos históricos de uma Irati que estava começando a se desenvolver.
“É um momento histórico para a cidade. Eu já tinha a ideia a muito tempo de fazer um documentário sobre a vida do Primo Araújo, e quando veio esta Lei Paulo Gustavo, com R$ 90 mil para fazer um longa-metragem, eu me aventurei e escrevi o projeto, fui aprovado em primeiro lugar. Eu sempre quis isso, ajudar o artista iratiense e eu me lembro de quando fiz o primeiro pagamento para um dos artistas, eu me emocionei muito. É lindo poder trabalhar com a arte, com a cultura”, disse.
Uma das características mais marcantes desta produção é a participação ativa de diversos atores locais, pessoas que amam a cultura e tentam viver apenas da arte, até porque a equipe é composta 100% de iratienses. Eles não apenas dão vida aos personagens, mas também estão deixando marcado seus nomes na cultura.
O ator iratiense Kleber Gonçalves, que atualmente trabalho em projetos da Rede Globo no Rio de Janeiro, está dando vida ao Primo Araújo no documentário. “É muito gratificante ver o quanto a arte está evoluindo e nós, como artistas, estamos começando a ser respeitados. É incrível poder voltar para a minha terra e poder trabalhar com isso, como ator. Agradeço muito ao convite do Pedro”, comenta.
LEI PAULO GUSTAVO
O financiamento para este projeto foi possível graças à Lei Paulo Gustavo, através do edital Dona Hermínia, o primeiro edital que veio para a cidade de Irati. Essa importante iniciativa de incentivo cultural, proporcionada pelo Governo Federal, tem ofertado diversas oportunidades para artistas e produtores, impulsionando a produção audiovisual em todo o país.
“Eu sempre tive essa ideia, mas nunca tive recursos para fazer. Eu venho gravando o Zeca desde 2017 e isso foi ficando na gaveta. Com esse edital, eu decidi me aventurar e consegui”, disse Pedro.
O docudrama sobre a vida do Primo Araújo destacou-se como vencedor na categoria do referido edital, o que não apenas reconhece a qualidade do projeto apresentado por Pedro, mas também mostra a relevância cultural e histórica da figura de Primo Araújo para toda a região.
Com a expectativa cada vez maior em torno do lançamento, o docudrama sobre a vida do Primo promete emocionar, inspirar e encantar espectadores. A estreia está prevista para o final do mês de junho, e a distribuição do documentário será gratuita para as escolas da cidade, assim como será gratuito na internet.