Daniela Mello
Motoristas que trafegam pela BR-153, em Irati, estão acompanhando uma ação de fiscalização realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Por meio de uma Unidade Móvel Operacional (UMO), equipes estão promovendo uma blitz de pesagem de veículos de carga com o objetivo de coibir o excesso de peso nas rodovias federais.
A operação tem como foco garantir mais segurança aos usuários que utilizam diariamente a estrada, além de contribuir para a preservação da infraestrutura viária. Segundo o DNIT, o transporte acima do limite permitido aumenta os riscos de acidentes, desgaste prematuro do asfalto e compromete a segurança tanto dos caminhoneiros quanto dos demais motoristas.
As Unidades Móveis Operacionais utilizadas pelo órgão são equipadas com balanças portáteis estáticas e móveis, permitindo que a verificação do peso seja feita de forma rápida e segura durante as abordagens. Toda a fiscalização conta com acompanhamento de agentes de trânsito, assegurando a legalidade e a transparência dos procedimentos realizados na rodovia.

Foto: Daniela Mello
O DNIT possui a prerrogativa de realizar a fiscalização de peso dos veículos que trafegam pelas rodovias federais sob sua responsabilidade. Para isso, está sendo utilizada uma balança móvel específica para veículos de grande porte, incluindo caminhões superdimensionados e com dimensões excedentes. Na região de Irati, a fiscalização ganha ainda mais relevância devido ao intenso fluxo de caminhões carregados com madeira.
Segundo o agente do DNIT, Da Costa, o principal objetivo da operação é garantir a segurança para todos que utilizam a rodovia. “A expectativa, o objetivo em si é a segurança viária. Nada além disso. Porque o excesso em si vai provocando desgaste do caminhão, desgaste do pavimento, e isso ocasiona risco à segurança de todos os usuários. Então, esse é o maior objetivo”, destacou o agente.
De acordo com a equipe do DNIT, quando o veículo é flagrado com peso acima da tolerância permitida que é de até 5% sobre o limite estabelecido pela legislação, além da autuação por infração de trânsito, o motorista também é obrigado a realizar o transbordo da carga excedente antes de seguir viagem. Na prática, isso significa retirar o excesso transportado para que o caminhão volte aos limites legais. O órgão destaca ainda que o valor da multa varia conforme o excesso constatado durante a pesagem, podendo gerar penalidades consideradas expressivas dependendo da quantidade de carga acima do permitido.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), diz que todos os cidadãos têm direito a trafegar em condições seguras. O artigo 21 da legislação atribui ao DNIT a responsabilidade de fiscalizar e controlar o tráfego nas rodovias federais, incluindo o monitoramento do peso transportado pelos veículos de carga.

Foto: Daniela Mello
Além de preservar a via, a fiscalização busca conscientizar transportadores e motoristas sobre a importância do cumprimento das normas de trânsito. O excesso de peso, além de comprometer a durabilidade da pista, também pode afetar a estabilidade dos veículos e aumentar as chances de acidentes graves.
A ação em Irati faz parte das operações rotineiras do DNIT em rodovias federais e deve seguir ao longo dos próximos dias na região.