AEN
Desde o início de outubro a Defesa Civil do Paraná vem promovendo diversas atividades de conscientização em comemoração ao Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres (13 de outubro) alinhadas ao tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU): “Invista em resiliência, não em desastres”. Nesta segunda-feira (11), começa a semana mais intensa do mês, com ações descentralizadas em todo o Paraná. A programação da semana inclui lives, seminários, ações do Programa Brigadas Escolares e atividades coordenadas com os Núcleos de Atuação Regional (NARs) da Defesa Civil.
“É uma ação global, e o Paraná está inserido nesse entendimento comum de que precisamos construir a resiliência”, comenta o coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Fernando Schunig. “Os impactos dos desastres podem ser devastadores, por isso a organização e preparação prévia são essenciais, assim como as ações de prevenção e mitigação dos riscos”, reforça.
Para a Defesa Civil, a participação de todos é fundamental, pois a construção de um Estado mais resiliente depende do engajamento de cada paranaense nesse processo. Por isso, grande parte das atividades são abertas ao público, como cursos e lives. As iniciativas também contam com certificação, sendo necessário se inscrever nos links disponibilizados.
Confira o calendário completo das atividades AQUI.
MÊS DA RESILIÊNCIA – As ações começaram com a divulgação de um vídeo nas redes sociais da Defesa Civil do Paraná, destacando a importância da resiliência e apresentando o calendário de iniciativas voltadas aos servidores públicos, profissionais de diferentes áreas ligadas ao tema e à população paranaense.
Na segunda semana, foram realizadas duas reuniões: a primeira com os Núcleos de Atuação Regional, abordando as estratégias de resposta a vendavais, e a segunda com representantes dos municípios atingidos por esses eventos nos últimos meses. Além disso, aconteceu a primeira live “Como atua a Defesa Civil”, que abordou a história, funcionamento e dúvidas trazidas pelos ouvintes em relação à atuação do órgão. Foram contabilizados mais de 130 participantes, com de mais de 30 municípios paranaenses e de outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo.