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O projeto foi desenvolvido pela agência Ogilvy Brasil em parceria com a Globo, e quer inspirar, com leveza, mudanças de hábitos dos consumidores
Reprodução / Coca Cola Brasil

Essa não é uma campanha nova da Crystal. É uma mudança de longo prazo. Então precisa estar em tudo: na comunicação, na promoção e, é claro, na embalagem.

A marca lançou em setembro, no Brasil, a primeira garrafa de água mineral produzida apenas com material PET reciclado, o que significa que, para produzir as garrafas, zero de matéria prima virgem está sendo utilizada. Essa é uma maneira de reduzir a necessidade de novos insumos, o descarte inadequado de embalagens e o nível de emissão de CO2.

Com a inovação, a estimativa é que a Crystal deixe de utilizar 14 mil toneladas de plástico virgem, que seriam consumidas na produção de 700 milhões de embalagens de Crystal, até o fim de 2021. A garrafa nova é flexível e pode ser torcida facilmente, o que torna mais fácil a coleta.

A estratégia faz parte de uma jornada maior da marca, que pretende, até 2030, destinar corretamente o equivalente a 100% das embalagens de Crystal, zerando a geração de resíduos da operação e entregando ao consumidor somente água. Por isso, a nova garrafa traz água e ponto.

Para levar a proposta adiante, a marca lançou a campanha “Água e ponto” com uma ação dentro do programa Big Brother Brasil, o BBB21. O projeto foi desenvolvido pela agência Ogilvy Brasil em parceria com a Globo, e quer inspirar, com leveza, mudanças de hábitos dos consumidores.

Na dinâmica que aconteceu dentro da casa, os brothers e sisters tiveram contato com a jornada de envase da água Crystal, feita 100% a partir de outras garrafas plásticas. Mostrar como materiais reciclados se transformam em novas embalagens foi a maneira encontrada para incentivar o movimento tanto entre os participantes como na audiência. Afinal, é preciso começar a reciclar já. As fabricantes Coca-Cola Femsa, Solar e Andina já estão trabalhando com as novas garrafas.

Pelo site de Crystal é possível acompanhar em tempo real o avanço da meta traçada para 2025. A marca de água mineral também usa material reciclado em suas peças publicitárias nos pontos de venda e está com uma nova identidade visual.

Com a “Água e ponto”, a marca quer convidar as pessoas a incorporarem o hábito do descarte responsável de resíduos na rotina. E para que o convite alcance os brasileiros, além da ação no BBB, uma série de conteúdos nos canais digitais de Crystal abastecem o público de informação sobre o tema da economia circular. O conceito é uma alternativa à noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade, o que envolve dissociar a atividade econômica do consumo de recursos finitos, e eliminar resíduos do sistema, de acordo com a Fundação Ellen MacArthur.

Consumidor busca soluções para sustentabilidade

Essa também é uma estratégia focada no consumidor. Isso porque, segundo pesquisas, quem compra um produto busca empresas e marcas que colaborem com a questão da geração de resíduos. O consumidor quer participar e ajudar, mas nem sempre sabe como. Está claro que destinar corretamente as embalagens é uma preocupação para ele, por isso, é importante investir em encontrar soluções, que já estão sendo testadas em projetos-piloto.

Para que todo o planejamento — que precisou ocorrer, em grande parte, após o início da epidemia da doença Covid-19 — saísse com a excelência exigida pela empresa, foi necessário envolver um time multidisciplinar no projeto: participaram as áreas de marketing, finanças, operações, comunicação, embalagens, sustentabilidade e os fabricantes do Sistema Coca-Cola Brasil, responsáveis pelo envasamento e distribuição.

A iniciativa ainda está de acordo com a visão Mundo sem Resíduos: em janeiro de 2018, a Coca-Cola Company comunicou, globalmente, a intenção de coletar e destinar corretamente 100% das embalagens que coloca no mercado até 2030. Nesses mais de dois anos, a companhia, no Brasil, vem trabalhando para atingir a meta. Entre as inovações mais robustas para esse objetivo está o lançamento da garrafa universal, unificando o formato de embalagens retornáveis e gerando mais eficiência para o modelo. Há um mês, a Del Valle lançou ainda o primeiro refresco retornável do mercado brasileiro.

 

 

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