Irati PR, 08:33, 10°C

Campanha mobilizou estudantes e reforçou o papel da escola no acolhimento, orientação e prevenção
CREAS e Conselho Tutelar realizam ações de conscientização em escolas - Foto: Reprodução

Daniela Mello com informações assessoria

Receba em primeira mão as notícias de Folha de Irati no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Nos dias 18 e 25 de maio, como parte das ações da campanha Maio Laranja, a equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em parceria com o Conselho Tutelar de Imbituva, realizaram atividades de conscientização em escolas do município. As ações aconteceram no Colégio do Campo Jeocondo Waldemar Bobato e na Escola Estadual do Campo Maria Eugênia Lejambre, integrando a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante as atividades, foram abordados temas relacionados ao significado da campanha e da data 18 de maio, além da identificação de possíveis situações de violência, formas de buscar ajuda e dos canais seguros para denúncia. Ao todo, 22 turmas participaram dos encontros, que tiveram como principal objetivo ampliar o acesso à informação, promover a conscientização e fortalecer ações preventivas voltadas à proteção da infância e da adolescência.

A assistente social e coordenadora do CREAS de Imbituva, Nikole de Almeida Mendes, ressaltou a importância das ações desenvolvidas durante a campanha Maio Laranja para fortalecer a conscientização e a proteção de crianças e adolescentes no município. Segundo ela, a parceria com o Conselho Tutelar nas escolas da zona rural tiveram foco na prevenção das violências e orientação sobre os canais de denúncia. “Trabalhamos a conscientização, a prevenção e a importância da denúncia, fortalecendo a proteção das nossas crianças e adolescentes”, destacou.

A iniciativa também destacou o papel da escola como espaço de acolhimento, escuta e orientação, fortalecendo o trabalho conjunto entre educação, assistência social e órgãos de proteção para garantir segurança e cuidado às crianças e adolescentes.

Segundo os organizadores, ações como essa contribuem para ampliar o diálogo sobre o tema e reforçar que o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual depende do envolvimento de toda a sociedade. A campanha Maio Laranja tem justamente o propósito de sensibilizar a população para a prevenção, o acolhimento e a denúncia, fortalecendo a rede de proteção e cuidado com crianças e adolescentes.

Leia outras notícias