Via Araucária segue com novas etapas de intervenções nas rodovias do Lote 1

Obras de pavimentação, fresagem e recomposição de massa asfáltica avançam ao longo desta semana

Assessoria Via Araucária

Em continuidade aos serviços iniciais, a Via Araucária prossegue com as atividades de pavimentação, fresagem e recomposição de massa asfáltica, além de terraplanagem nas rodovias BR-277, 373,376, 476 e PR-423. Estão previstos ainda trabalhos de conservação que incluem limpeza de drenagem, roçadas e pintura de estruturas.

Foram programadas atividades de pavimentação na BR-277 em vários trechos. Em Irati, as obras ocorrerão entre os quilômetros 240 e 244. Já em Prudentópolis, a pavimentação será realizada em ambos os sentidos, nos kms 288 e 293. Além disso, durante o período noturno, as ações acontecerão do quilômetro 100 ao 105, no sentido Ponta Grossa.

Na BR-373, a recuperação do pavimento ocorre em Guamiranga e ainda nos quilômetros 201 e 206, na cidade de Ipiranga, em ambos os sentidos. Já na rodovia BR-376, os trabalhos serão realizados das 21h às 05h, nos quilômetros 597 e 602, em Curitiba, no sentido Capital.

Adicionalmente, serão realizadas intervenções de terraplanagem em Ponta Grossa, na BR-373, e na PR-423, no quilômetro 36, em Campo Largo. Já as obras de fresagem e aplicação de massa asfáltica serão executadas na BR-476, na Lapa.

Além das intervenções principais, estão em curso ações de conservação como limpeza de drenagem, roçada e pintura de estruturas. Operações de tapa-buracos, terraplanagem e sinalização horizontal também estão em andamento. Vale ressaltar que as atividades mencionadas acima estão incluídas nos serviços iniciais e deverão ser concluídas dentro do prazo estabelecido no contrato de concessão com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), até fevereiro de 2025.

Cuidados em trechos de obras

A Via Araucária solicita aos condutores e condutoras que respeitem a sinalização nas áreas de obras. Acompanhe nossos canais oficiais Instagram (@araucariavia), canal de notícias no WhatsApp (Via Araucária – Notícias) e X (@Via_Araucaria), para atualizações diárias e, para mais informações, visite nosso site em http://www.viaaraucaria.com.br ou entre em contato pelo telefone 0800 277 0 376, disponível 24 horas.

Via Araucária em números atualizados

Balanço de ocorrências

Na semana de 24 a 30 de junho, a equipe de operações da Via Araucária atendeu a 43 sinistros, realizou 322 socorros mecânicos, prestou 49 atendimentos médicos, combateu 4 incêndios e lidou com 50 ocorrências envolvendo animais.

Pavimentação

Na semana passada, foram fresados 2.858 m³ e aplicadas aproximadamente 6.927,8 toneladas de massa asfáltica convencional (CAUQ) e 360,2 toneladas de asfalto modificado com borracha (CAP). Essas obras de restauração do pavimento permitiram a recuperação de 23,7 quilômetros de rodovias.

Terraplanagem

A equipe da Via Araucária realizou a compactação de 896 m³ de aterro e a escavação de 140 m³ para a estabilização do talude.

Serviços de conservação

Limpeza de drenagens

Nos últimos dias, foram limpos 5.792 metros de drenagem e recuperados 708 metros de drenagem superficial. Além disso, foram desobstruídos galerias, bueiros e drenos em uma extensão de 1.030 metros.

Sinalização horizontal

Ao todo, foram instaladas 2.793 tachas, e uma área de 7.277 m² recebeu pintura de faixas.

Sinalização vertical

Entre os dias 15 e 27 de junho, foram limpas 301 placas. A manutenção foi realizada em oito placas, e 37 foram retiradas. Além disso, foram instaladas novas placas, totalizando 151 m².

Fotos

Créditos: Via Araucária

Sobre a Via Araucária

A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais.

Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade.

Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br

(I) BR-277/PR:
– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;
– Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o
entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;
– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;
– Do acesso a Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a
PR-423, em Balsa Nova/PR.
(II) BR-373/PR:
– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR,
até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.
(III) BR-376/PR:
– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o
entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba/PR.
(IV) BR-476/PR:
– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR,
até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.
(V) PR-418:
– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de
Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.
(VI) PR-423:
– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o
entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.
(VII) PR-427:
– Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento
com a BR-277, em Palmeira/PR.

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