Urgentes Notícias
Publicidade

Vagas do Programa Mais Médicos foram preenchidas em Irati

Secretária de Saúde também comunicou início da reforma do ambulatório municipal

Magali agradeceu o trabalho realizado pelos médicos cubanos, que foi reconhecido pela população iratiense/Foto: Assessoria Prefeitura de Irati

Na coletiva de imprensa realizada na tarde de segunda-feira (26), na Prefeitura, a secretária de Saúde de Irati, Magali Camargo, esclareceu a situação do município em relação ao Programa Mais Médicos do governo federal. As três vagas disponíveis já foram preenchidas e o atendimento nas comunidades de Gonçalves Junior, Guamirim e Conjunto Joaquim Zarpellon deve ser normalizado, a partir do dia 3 de dezembro. Na oportunidade, a secretária também informou que, no início do próximo mês, iniciam as reformas do ambulatório municipal.

Com o anúncio feito pelo governo do fim do Programa Mais Médicos, muitos municípios estão enfrentando dificuldades nos últimos dias para suprir o atendimento dos profissionais cubanos. Irati possuía três médicos cubanos – número estipulado pelo governo federal para a cidade, que já foram desligados de suas funções e devem partir para seu país de origem nos próximos dias. Annelis Leon Perez, Luis Vicente Garcia Gomez e Alcis Alidamig Corrales Robert estavam atendendo em Irati desde abril de 2017.

“Já tivemos médicos inscritos para trabalharem em Irati e foram selecionados três para preencherem as vagas disponíveis. As doutoras Patricia Sikora e Adriana Morais Carvalho, que já atuam em Irati, e o doutor José Valencio Machado, que vem de outra cidade, devem se apresentar até a próxima segunda-feira (03), para assumirem as unidades”, esclareceu Magali. Desde a quinta-feira (22), ela comentou que outros médicos da secretaria estão atendendo as unidades de saúde do Guamirim, Gonçalves Junior e Conjunto Joaquim Zarpellon duas vezes por semana para que a população não fique desassistida.

Questionada sobre o número das vagas de médicos para Irati, a secretária explicou que foi uma definição do Ministério da Saúde para o município e que já foi feita a solicitação de ampliação do programa, mas ainda não obteve resultados. Magali agradeceu muito o trabalho realizado pelos médicos cubanos, que foi reconhecido pela população iratiense.

Obras no ambulatório vão iniciar na próxima semana

Outro assunto pautado na reunião foi a reforma do ambulatório municipal, também conhecido pela população como a Secretaria de Saúde. Depois de várias reuniões com as equipes para reorganizar o atendimento, alguns serviços ficarão realocados em outras unidades de básicas de saúde do município. A reforma terá um investimento de cerca de R$ 400 mil com recursos do Ministério da Saúde e a empresa vencedora da licitação deve entregar as obras no prazo de seis meses.

Na unidade da Lagoa, que possui boa estrutura e disponibilidade de espaço, vão funcionar os setores de pequenas cirurgias e procedimentos ortopédicos. No Rio Bonito, serão realizados os eletrocardiogramas. A pediatria será realocada para a unidade da Vila São João e Ademar Vieira de Araújo. Outros dois médicos pediatras farão atendimento na Casa da Gestante – cedida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS). “Com a reforma, a Farmácia Municipal também voltará para o prédio em um espaço novo. O ambulatório receberá ampliações em duas salas e mais algumas mudanças serão feitas para melhorar a qualidade do nosso atendimento”, afirma Magali. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3907-3130.

 

Texto: Assessoria Prefeitura de Irati

0 Comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember meLost your password?

    Don't have account. Register

    Lost Password

    Register

    x

    Publicidade