Na estrada da linguagem: descubra quais são as gírias mais populares entre os caminhoneiros

Conheça o vocabulário único que faz parte do dia a dia desses profissionais essenciais

Sthefany Brandalise, com informações de AVEP Brasil

Caminhoneiros são profissionais de extrema importância para o funcionamento da sociedade. Afinal, sem eles, nada chegaria até nós. Seja o alimento de cada dia aos acessórios que usamos para nos vestir, por exemplo. Mas, além de suas habilidades ao volante e suas jornadas, há um universo linguístico único que merece destaque: as gírias dos caminhoneiros.


Vamos embarcar nessa viagem linguística e descobrir as gírias mais populares entre os caminhoneiros.

CAMINHÃO

Barracão de zinco: caminhão baú; barriga de aço: tanqueiro ou que leva petróleo; batendo lata: voltar de uma viagem com caminhão vazio; beberrão: caminhão que consome muito óleo diesel ou combustível; bicheira: caminhão que sempre quebra e apresenta defeitos; cara-chata: caminhão com cabine frontal; da roça: caminhão com cargas a granel; fogão-de-pobre: cabeçote do motor que quando quente serve para cozinhar ou esquentar marmita; geladeira deitada: caminhão que possui câmara fria; muriçoca: caminhão pequeno ou velho; toco: caminhão com dois eixos; trucado: cavalo de três eixos; truck morto: caminhão que apesar de ter três eixos, apresenta só um com tração; tubarão: quem tem uma estação de PX Forte.

DIREÇÃO

Arrancar tinta: passar colado de fininho; assobiando: descer serra usando o retarder; banguela: ponto-morto ou pé na embreagem; pé-de-breque: motorista que usa o freio em todas as curvas e a todo momento.

ESTRADA

QRM: evento na pista; tapete preto ou tapetão: estrada asfaltada; tapetão caipira (cautry): estrada de chão; butina: polícia; Capital do Rato Gordo: Paranaguá capital do bang bang: Rio de Janeiro.

MOTORISTA

Bigode a bigode: briga entre dois caminhoneiros; cachorro-louco: carreteiro que dirige com imprudência; cristal: esposa; cristalóide: filho; condenado: motorista que transporta pedras das pedreiras; coruja: motorista que gosta de dirigir a noite; cupim-de-aço: motorista sem cuidado com o caminhão; doutor: motorista com muita experiência e que compartilha o conhecimento com outros mais novos; marcha lenta: motorista que impede a passagem de outro veículo e não libera a pista; pantaneiro: carreteiros que pegam muita enchente; poeirinha: motorista que circula muito estradas de terra; primeiríssima: mãe; primeiríssimo: pai; PX Maior: Deus; camisa 10: Patrão; QRA: apelido; suco de urubu: café; gordurame: almoço, comida.

CARGA

Areia doce: carga de açúcar; bucha: serviço ou carga ruim; chapa: ajudante que carrega e descarrega o caminhão; cheiroso: caminhão de transporte de suínos; filé: serviço ou carga boa e com uma boa remuneração; suco do pica pau: carga florestal; pó do capeta: calcário; chiclete do burro: milho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.