Urgentes Notícias
Publicidade

Colégio São Vicente de Paulo pode mudar de endereço

O principal motivo é a queda de alunos matriculados nos últimos anos

Está em discussão, com grande possibilidade de ocorrer, a mudança do Colégio São Vicente de Paulo de endereço. A informação é do Núcleo Regional de Educação (NRE), que na terça-feira (30) acompanhou uma visita de profissionais da Secretaria de Estado da Educação (SEED) no município. O principal motivo é a queda de alunos matriculados nos últimos anos. Hoje, a instituição de ensino conta com apenas 300 estudantes, entre ensino fundamental e médio.

O prédio onde está o Colégio São Vicente de Paulo é locado pelo Estado. Foto: Arquivo/Folha de Irati

De acordo com o chefe do NRE, Cleto Castagnoli, o Colégio Duque de Caxias, também localizado no centro da cidade e que tem prédio pertencente ao Estado, está com poucos alunos, tendo 10 salas de aula ociosas, podendo ser utilizadas pelos estudantes do Colégio São Vicente de Paulo.

Outra possibilidade que está sendo avaliada pela SEED é da instituição ser transferida para o prédio da Escola Municipal Mercedes Braga, no bairro Alto da Lagoa, que é utilizado pelo município, mas pertence para o Estado. A ideia é compartilhar o espaço. “Seria algo positivo para essa região da cidade, que contaria com um colégio estadual prestando ensino de qualidade”, ressalta Castagnoli.

O chefe do NRE comenta que a SEED também estuda a possibilidade da construção de um novo prédio do Estado para comportar mais uma escola que atenda a maior demanda que seria de alunos da região dos bairros Canisianas, Nhapindazal e outros.

ALUGUEL

O prédio onde está o Colégio São Vicente de Paulo é locado. Mas, de acordo com Castagnoli, esse não é o principal motivo do estudo que vem sendo realizado pela SEED e sim a queda de alunos matriculados. Segundo ele, essa diminuição ocorre por diversos fatores, entre eles, por outras instituições ofertarem vagas, como o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e escolas particulares.

A Sociedade Educacional Irati Ltda, proprietária do prédio, em nota ressalta o valor histórico e cultural do Colégio São Vicente de Paulo, que atua desde os primeiros anos da década de 20. Também afirma que continua interessada em contribuir para o desenvolvimento da educação em Irati.

Entre as propostas da Sociedade Educacional Irati está a revisão do contrato e que seja adequada a área locada para considerar, de acordo com o seu critério, somente os espaços efetivamente usados pelo Colégio no ano letivo de 2019, com a consequente exclusão de todas as áreas consideradas ociosas. Também que seja redefinido o valor pago mensalmente a título de locação, de forma proporcional à área efetivamente utilizada.

Outra proposta é permitir ao Estado do Paraná a utilização das áreas ociosas para qualquer fim que desejar.

Kelly de Oliveira Ramos78 Posts

Kelly de Oliveira de Ramos, formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 2007. Atua na área há mais de 10 anos, tendo passagens por emissoras de rádio e assessorias de imprensa de órgãos públicos e privados. Também atua na área de Educação, desenvolvendo o projeto educacional Folha na Escola, além de ser estudante de Pedagogia. Na Folha de Irati trabalha como repórter e editora. Premiada com Mérito da Educação Pública do Paraná e pelo Ministério da Educação. Vencedora de prêmios estaduais com reportagens de temas investigativos e de cidadania.

0 Comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember meLost your password?

    Don't have account. Register

    Lost Password

    Register

    x

    Publicidade