Urgentes Notícias
Publicidade

Caixas eletrônicos ficam sem dinheiro e gera transtorno em Irati

Um grupo de pessoas abriu um Boletim de Ocorrência informando a situação. Bancos se posicionaram sobre o ocorrido

Muitas pessoas sentiram-se prejudicadas com a falta de cédulas nos bancos no final de semana/Foto: Reprodução

Neste final de semana, durante a realização da 40º Festa do Pêssego, em Irati, munícipes relataram falta de cédulas nos caixas eletrônicos. As reclamações foram do Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF). As pessoas informaram que isso ocorre com frequência em dias de festas de grande movimento no município.

O aposentado, Gerson Musial, disse que esteve no BB no sábado (01), e já não havia mais cédulas, conseguiu retirar o dinheiro na CEF. No domingo (02) retornou sacar novamente, para o almoço na Festa do Pêssego, onde só aceitavam dinheiro, e não conseguiu em nenhum dos bancos. “Eu me senti lesado com a situação. É a segunda vez que acontece comigo durante as festas. O município saiu no prejuízo. Quando tem festa grande uma oportunidade de divulgar a cidade, os turistas também ficam sem dinheiro. Como cidadão me senti decepcionado”, disse

O aposentado também tentou fazer uma reclamação no 0800 informado pelo banco, mas não obteve sucesso, devido a ligação cair várias vezes. Nesta semana tentará novamente, para pedir esclarecimentos.

No sábado (01), um Boletim de Ocorrência (B.O) foi aberto relatando a situação. A 8ª Companhia Independe da Polícia Militar de Irati informou que um grupo de cinco pessoas abordou a equipe da PM, por volta das 10h50, relatando que os caixas eletrônicos do Banco do Brasil estavam sem notas. Os policiais constataram o problema e abriram o B.O, e serão tomadas as medidas cabíveis.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Elias Mansur, diz que recebeu muitas reclamações, e que acredita que a situação prejudicou a Festa do Pêssego. “Algumas pessoas vieram me falar sobre o assunto. Na festa, muitos vendedores não tinham máquina de cartão. Então isso deve ter prejudicado um pouco os agricultores”, comenta.

Mansur diz que vai unir forças para mudar a situação. “Eu conversei com o vereador Cabral, com o prefeito, com o Ico e mais algumas pessoas e vamos fazer alguma coisa. Darei a sugestão de implantar um caixa eletrônico na festa, claro que precisa de uma posição do banco. Mas precisamos fazer alguma coisa para que esse quadro não aconteça novamente”, enfatiza o presidente.

POSIÇÃO

BANCO DO BRASIL

O gerente geral da unidade de Irati, Edson Luiz Pagnan, informou que a situação que ocorreu no final de semana foi uma coincidência com salários e pagamentos de 13º. O banco atende, além de Irati, Teixeira Soares e Inácio Martins, e com os pagamentos acabou gerando maior movimentação na entidade, o que acarretou no problema da falta de cédulas. “Todo o numerário ficou exato para o final de semana. O que aconteceu foi uma coincidência dos pagamentos com a festa. Foi uma situação pontual, porque se olhar nas estatísticas isso não acontece com frequência aqui. Então coincidiu com a festa, que trouxe muita gente de fora”, disse.

Pagnan destaca que o banco trabalhou junto da Prefeitura com os agricultores clientes que iriam participar da festa, orientando para utilizarem a máquina de cartão. O Banco do Brasil também está em uma campanha há dois meses com empresas para criar o hábito das pessoas utilizarem o cartão de débito, estimulando e conversando sobre a eficácia, além da segurança que traz as pessoas.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Em contato com a Caixa Econômica Federal de Irati o gerente geral, Divonei Baptista Trindade, informou que foi notificado das reclamações, e que a Caixa faz o abastecimento dentro da questão legal e normatiza do Banco Central, que não permite que os bancos abasteçam os caixas eletrônicos no final de semana, por questão de segurança. Os caixas possuem uma quantidade máxima de cédulas e são abastecidos todos os dias. O último fornecimento acontece na sexta-feira.

Em relação a falta de cédulas em dias festivos, Trindade fala que é normal, por causa da grande movimentação. “Vem muita gente de fora quando tem festa e fazem o saque aqui. Nesse final de semana em especifico foi virada de mês, muita gente recebe o salário, também pessoas receberam o 13º, e isso acaba deixando os caixas eletrônicos sem dinheiro. Mas é algo que foge da agência, pois o último abastecimento foi feito na sexta-feira, conforme a norma”, explica.

O gerente também orienta as pessoas a criarem o hábito de utilizar o cartão de débito, principalmente, nessas ocasiões. Além da segurança, não há custo na utilização.

0 Comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember meLost your password?

    Don't have account. Register

    Lost Password

    Register

    x

    Publicidade