Esther Kremer
Devido ao grande volume de chuvas registrado neste fim de semana e, principalmente neste domingo (08), as equipes do Corpo de Bombeiros estão em alerta e seguem orientando toda a população. Ainda, as equipes da Prefeitura monitoram regiões com risco de alagamentos.
Segundo a Prefeitura, até o momento, a situação é considerada sob controle, principalmente no Rio das Antas, que constantemente recebe serviços de limpeza e dragagem, o que resulta em melhor vazão da água.
O capitão do Corpo de Bombeiro, Major Jorge Ramos, comentou sobre a situação na região e disse que “em toda a região nós temos observado chuvas bastante fortes, alguns municípios com mais volume e outros com menos. Em vários locais temos observado o casamento de rios e córregos, isso em toda a região”.
Segundo o major, os maiores problemas registrados, perto de Irati, são as enxurradas, com grande volume de água em rios pequenos, pois sobe rapidamente o nível, como está acontecendo no interior de Irati, Rebouças, Rio Azul, Paulo Frontin e Paula Freitas. Mas, nas cidades de São Mateus do Sul e União da Vitória a situação é de inundação (enchente) devido ao volume de água nos rios e famílias já estão sendo retiradas das residências. “Está é mais lenta, gradual, mas está avançando. O Rio Iguaçu está subindo cerca de 5cm por hora”, explica.
Na região, o município de Rio Azul enfrenta a situação de alagamento e precisou ter moradores retirados de suas casas, no quadro urbano. “Estamos acompanhando os boletins meteorológicos e temos chuvas fortes registradas para mais um hora, mais ou menos, cerca de 15 a 20 milímetros de chuva, em toda a região”, completa o major.
ALERTAS
O major alerta para que a população não tente passar por áreas que estão alagadas, principalmente vias e estradas rurais. “Dependendo do nível pode arrastar um carro ou uma moto com muita facilidade. Este é o maior cuidado nessa fase, precisa de cuidado e muita prudência”, disse.
De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, deve chover nas próximas horas e a recomendação é para a população permanecer atenta e em caso de emergência acionar os telefones 193 ou 199.
Fotos e vídeos: Reprodução Whatsapp; Acervo Folha de Irati e Corpo de Bombeiros




















