Ana Mattos
Nascido em Curitiba, no Hospital da Polícia Militar, no dia 9 de fevereiro de 1972, Renato dos Santos Taborda, mais conhecido como Coronel Taborda, tem uma trajetória de vida marcada pelo compromisso com a segurança pública e pela dedicação ao serviço da sociedade. Desde o início de sua vida, suas raízes estavam fortemente ligadas à Polícia Militar, com um pai policial militar, além de avós e tios também envolvidos na carreira policial. Essa convivência com a profissão foi fundamental para despertar seu interesse e a vontade de seguir os mesmos passos.
Recém-nascido, sua família se mudou para a cidade de Inácio Martins, no interior do Paraná, onde permaneceu até os 17 anos. Foi nessa cidade que concluiu seus estudos, no ensino médio, na época ainda dividido em ciclos de ensino primário e secundário. O exemplo do pai e de seus familiares foi crucial para que Renato nutrisse o desejo de ingressar na carreira policial.

Determinando-se a seguir seu sonho, Renato se mudou para Curitiba e foi aprovado no vestibular da Universidade Federal do Paraná, ingressando na Escola de Oficiais da Polícia Militar na Academia Militar Guatupê. Durante o período de formação, que durou três anos, ele teve a oportunidade de viver em Guarapuava, uma cidade com a qual desenvolveu forte vínculo, e onde iniciou sua jornada profissional no 16º Batalhão da Polícia Militar.
Ao longo de sua carreira, Renato desempenhou funções de destaque em diversas unidades da corporação. Um dos marcos de sua trajetória foi o trabalho em Irati, onde, em 1999, atuou como subcomandante da segunda companhia do primeiro batalhão de Ponta Grossa. Em 2008, foi promovido a capitão e assumiu o comando da companhia, permanecendo até 2014, quando foi promovido a major. Ao longo desses anos, se destacou pela dedicação e pelo esforço constante em promover a segurança e bem-estar da população.
O Coronel enfatizou o papel fundamental que a educação desempenhou em sua vida. Seus pais sempre incentivaram o estudo, acreditando que a educação é o caminho para a realização dos sonhos e para conquistar os objetivos na vida. “Estudar, conquistar as coisas na vida, você tem que trabalhar e ter o conhecimento através do estudo. E foi o que ocorreu”, relembra o coronel.
A grande culminância de sua carreira aconteceu com o comando do Quarto Comando Regional, cargo que exerceu até dia 17 de março de 2025, “encerrei minha carreira com 35 anos de serviços prestados, no comando do quarto comando regional, que compreende toda a nossa região aqui, Irati, Guarapuava, Telêmaco Borba, Laranjeiras do Sul e União da Vitória”, diz o Coronel. Encerrando sua carreira deixando um legado de compromisso, seriedade e compromisso com o bem-estar da comunidade.
Em entrevista, Coronel Renato destacou a importância de sempre ter sido inspirado pelos valores de honestidade, altruísmo e dedicação ao serviço público. “Sempre gostei das coisas corretas, e é uma área que me inspirou a servir pessoas e principalmente na área de segurança, que é muito importante as pessoas viverem de maneira harmoniosa e ter uma vida boa”, afirmou.
Quem saúda os trabalhos realizados pelo Coronel é o Deputado Estadual Hussein Bakri. A trajetória do Coronel, marcada por um compromisso inabalável com a segurança pública, é um reflexo de sua liderança, coragem e integridade. “É com imensa gratidão e respeito que rendo as minhas homenagens ao Coronel Taborda, que, após 35 anos de dedicação e compromisso, encerra sua brilhante carreira na Polícia Militar do Paraná. Ao longo dessas décadas de serviço, sua liderança exemplar, coragem e integridade foram inspiração para tantos que tiveram a honra de trabalhar ao seu lado. Seu legado permanecerá vivo na corporação e na sociedade, refletindo o verdadeiro espírito de um policial militar que sempre colocou a segurança e o bem-estar da comunidade em primeiro lugar”, ressalta Bakri.
Roberta Freyesleben, Assessora Parlamentar Deputado Hussein Bakri, comenta que o Coronel Taborda encerra, com maestria, um importante ciclo na Polícia Militar do Estado do Paraná. “Uma trajetória marcada por coragem, honra e dedicação, que deixa um legado imenso para todos que tiveram o privilégio de caminhar ao seu lado. É uma história linda, que enche de orgulho a todos nós, seus amigos, sua família, e, com certeza, o seu pai, que lá do céu acompanha cada passo com o coração cheio de amor e admiração.”, afirma.

A secretária de Segurança Pública e Cidadania de Irati, Gisleia Aparecida Ferreira, ressalta que “O Coronel Taborda é um grande exemplo. Com ideias inovadoras, sempre demonstrou como um grande líder age”.
O radialista Luiz Carlos de Ramos, conhecido como Bola, diz que o Coronel além de desenvolver um ótimo trabalho no comando da 2ª Companhia, teve participação muito ativa na conquista e estruturação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, uma antiga reivindicação da comunidade regional. “Tenho certeza, que mesmo na reserva, o Coronel Taborda, continuará dando a sua contribuição para a segurança da população iratiense e todo a área de abrangência da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar”, finaliza Bola.
A atuação do Coronel Taborda se destacou não apenas pela capacidade de implementar novas práticas, mas também pela firmeza e determinação com que sempre se posicionou no combate às injustiças que afligem a sociedade. “Coronel Taborda, de fato, foi e sempre será lembrado por sua grande atuação, assim como seus antepassados, por inúmeras ações e projetos implementados ao longo dos 35 anos de jornada”, diz o prefeito de Irati, Emiliano Gomes.
Quem parabenizou também os 35 anos de jornada do Coronel Taborda foi o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski “Em nome de todos os municípios da AMCESPAR, desejo sucesso nos novos caminhos que virão. Nosso muito obrigado por toda a sua trajetória e contribuição”.