Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 21:54, 22°C

Com entrada gratuita, local conta com infraestrutura adequada para receber visitantes e está aberto de quarta e segunda-feira
Conheça o Monumento Natural Salto São João de Prudentópolis
Foto: Divulgação/Prefeitura de Prudentópolis

Karina Ludvichak, com informações da Assessoria

Quando o assunto são potenciais rotas turísticas, Prudentópolis é um dos municípios que está no topo da lista na região da Amcespar. Além do turismo religioso, muito influenciado pela cultura e arquitetura ucraniana, o município conta com rotas que permitem passeios tranquilos ou até mesmo mais radicais, oferecendo experiências diversas e uma conexão única com a natureza.

Dentre as belezas que compõe a formação paisagística do município está o Monumento Natural Salto São João que, além de fomentar o potencial turístico, faz parte do patrimônio geológico de Prudentópolis e possui grande relevância cientifica.

ABERTO AOS VISITANTES

Com entrada gratuita, o Monumento Natural Salto São João está aberto aos visitantes de quarta a segunda-feira, das 9h à 16h e fecha somente às terças-feiras.

O local conta com uma infraestrutura que garante a segurança dos visitantes, por isso, todos devem respeitar a rota estabelecida e as sinalizações em áreas de perigo.

A entrada de animais domésticos é proibida e as visitas em grupo devem ser agendadas de forma antecipada através do WhatsApp: (42) 93505-9214.

Conheça o Monumento Natural Salto São João de Prudentópolis
Foto: Divulgação/Prefeitura de Prudentópolis

ONDE FICA?

O Salto São João está localizado a 22 km do centro da cidade, no qual o acesso se dá em partes por estradas asfaltadas e um trecho com estradas de pavimentação poliédrica (calçamento). Para quem deseja aproveitar a estrada com a melhor infraestrutura, há sinalizações turísticas pela rota.

SOBRE O MONUMENTO

O Monumento Natural Salto São João é uma Unidade de Conservação de proteção integral que tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica. Nessa área natural de grande beleza, é possível vislumbrar o Cânion do Rio São João através de dois mirantes próximos ao imponente Salto de 84 m. A Unidade de Conservação compreende uma área de 33,88 hectares, em meio a um remanescente de Mata de Araucárias.

O Monumento Estadual Natural Salto São João é administrado pela Secretaria Municipal de Turismo através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.

INFORMAÇÕES GEOLÓGICAS

O cânion do Rio São João se formou pela ação das águas do rio, num processo de erosão regressiva ao longo do tempo geológico. Há milhares de anos o Salto se situava bem mais a leste e, ano a ano, ele recua milímetros para montante, para oeste. A queda d’água faz o trabalho de uma “verdadeira serra”, cortando a rocha.

No entanto, a formação deste cânion, com paredes abruptas, se deve a existência da soleira de diabásio. É a forma como esta rocha desmorona, de forma vertical, devido a estruturas verticais internas da rocha. Se não houvesse a soleira de diabásio, apenas os siltitos, certamente as encostas seriam bem menos íngremes, não produzindo este espetacular cânion com paredes verticais.

Leia outras notícias