Irati PR, 21:49, 22°C

Reunindo cerca de 900 participantes, o evento teve como propósito fortalecer os laços entre a comunidade e a instituição, além de arrecadar fundos para melhorias na infraestrutura escolar
Foto: Ana Mattos

Ana Mattos

 A manhã do último domingo (06) foi marcada por solidariedade e integração durante a segunda edição da Caminhada Solidária da APAE de Irati. O evento, que reuniu cerca de 900 pessoas, teve como objetivo promover a aproximação entre a comunidade e a instituição, além de arrecadar recursos para melhorias na infraestrutura da escola.

Atualmente, a APAE de Irati atende 153 alunos, oferecendo serviços nas áreas da educação, saúde e assistência social. A diretora da APAE de Irati, Gislaine Gomes, destacou que todo o valor arrecadado será investido diretamente na instituição. “Somos uma associação filantrópica e nosso maior objetivo é oferecer uma estrutura cada vez melhor aos nossos alunos. Uma das prioridades neste momento é a reforma dos banheiros da escola”, explicou.

A programação do evento contou com um trajeto alternativo de 3 km, adaptado devido às condições climáticas. A rota passou por propriedades vizinhas, garantindo segurança aos participantes sem comprometer a beleza do percurso. A inscrição foi gratuita para alunos da APAE e um acompanhante. Cerca de 40 alunos participaram ativamente da caminhada.

De acordo com a professora Emanuelle Alisson, uma das organizadoras da caminhada, a ação superou as expectativas de público. “Ano passado tivemos aproximadamente 400 participantes. Este ano, conseguimos dobrar esse número com a venda de ingressos. Estamos muito felizes com a adesão da comunidade”, afirmou.

Além do apoio da população local, grupos como o Bota por Andar, Irati Caminhar e Acordei Caminhadas e trilhas também marcaram presença no evento, apoiando a causa.

A diretora financeira da FEAPAES, Eliana Gomes, que também é mãe de um assistido da APAE há 28 anos, reforçou a relevância do evento para o fortalecimento da conscientização. “Esse tipo de ação traz a comunidade para dentro da instituição. É fundamental que todos conheçam nossos alunos, nossos serviços e compreendam a importância do apoio, não apenas financeiro, mas também humano.”

O evento contou ainda com doações voluntárias de alimentos e brindes, reforçando o espírito coletivo da iniciativa. Júlio César, conselheiro da FEAPAES e vice-presidente da APAE de Prudentópolis, destacou o envolvimento da população. “A cidade está de parabéns. Ver o apoio e a solidariedade das pessoas nos dá ainda mais motivação para continuar esse trabalho.”

Além da caminhada, a APAE de Irati já tem outras ações planejadas. No dia 21 de agosto, o município será sede dos Jogos Recreativos de Todas as APAEs da região, com expectativa de receber cerca de 600 pessoas. Para o final do ano, está previsto um grande bingo beneficente.

Leia outras notícias