Esther Kremer com reportagem de Nilton Pabis
A construção do novo Hospital Municipal de Imbituva começou oficialmente nesta terça-feira (19), com a assinatura da ordem de serviço em evento que reuniu autoridades estaduais e municipais. A obra, considerada uma das principais demandas da área da saúde no município, contará com investimento de R$ 25,6 milhões, deste montante cerca de R$ 12 milhões são provenientes do Governo do Estado e o restante são oriundos dos cofres da Prefeitura.
A unidade contará com área total de 2.965 metros quadrados, tendo 48 leitos destinados à internação e à recuperação de pacientes, além de ofertar atendimentos de média complexidade em especialidades como ortopedia, cirurgia vascular, otorrinolaringologia, oftalmologia, ginecologia e obstetrícia. A estrutura contemplará, além das salas de cirurgia, um centro de diagnóstico. A obra também tem grande relevância devido ao retorno da obstetrícia, permitindo que crianças voltem a nascer em Imbituva.

Projeto 3D mostra como o hospital ficará após concluído e entregue para a população – Foto: Sesa
O governador em exercício, Darci Piana, comentou sobre o investimento e também anunciou mais um investimento de, aproximadamente, R$ 9 milhões que será destinado a compra do enxoval e equipamentos para o hospital. “Esse hospital vai atender muita gente e, com certeza, vai ajudar a economizar em viagens, estadias, gente sofrendo na estrada, então tudo isso que fazemos é pensando na nossa gente, no bem da nossa gente e do Paraná”, disse.
Durante a cerimônia, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destacou que o hospital permitirá que o município retome atendimentos que hoje são realizados em outras cidades da região. “A cidade vai voltar a ter muitos atendimentos que têm sido feitos em outros hospitais. Vai ter uma porta de consultório, uma porta de maternidade, então é uma obra importante e isso só acontece graças aos deputados estaduais da base que apoia o governo Ratinho e Piana. Com eles nós conseguimos fazer esse manejo de recursos”, afirmou.

Prefeito Bertoldo, governador Darci Piana e secretário Beto Preto – Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Obra aguardada pela população
O prefeito do município, e citado como um grande articulador para a viabilização da obra, Bertoldo Rover, comentou sobre a conquista. “Imbituva precisava e merecia ter um hospital, e eu sabia que um dia isso se tornaria realidade, independente do prefeito. Teremos a maternidade de novo, isso é uma alegria imensa para nós. Trabalhamos muito, não apenas no ano de 2025, mas sempre estive, particularmente, empenhado neste sonho e, agora, tive a alegria em assinar ao lado de grandes autoridades a ordem de serviço”.
O projeto havia sido lançado há pouco mais de um ano, período em que passaram a ser realizados ajustes técnicos necessários no planejamento da obra. De acordo com Rover, “esse hospital é um sonho de mais de 30 mil imbituvenses, é uma satisfação nós termos uma obra que vai iniciar rapidamente, provavelmente em um ano e meio estará pronta”.

A nova unidade hospitalar deve ampliar a oferta de serviços e reduzir o deslocamento de pacientes para outras cidades, visto que Imbituva conta apenas com um Pronto Atendimento. O secretário estadual das Cidades (Secid), Guto Silva, destacou que o hospital integra um conjunto de investimentos realizados em todo Paraná. “Hoje nós temos obras em todos os municípios do estado. São obras que geram emprego e ajudam a movimentar a economia. O Paraná evoluiu muito, temos uma saúde de qualidade graças ao trabalho do governador Ratinho, do secretário Beto Preto, todo o time e esse hospital em Imbituva é um exemplo claro disso”, afirmou.
O novo hospital é visto como um reforço à estrutura de saúde da região, com potencial de ampliar o atendimento de média complexidade e fortalecer a regionalização do sistema público.
O presidente da Amcespar, Leandro Jasisnki, esteve presente no evento e falou sobre a importância da obra. “Parabenizo o prefeito Bertoldo e toda a sua equipe pela conquista dessa obra. Sem dúvidas, é um investimento que vai mudar a vida da população, não apenas de Imbituva, mas de toda a região e a gente fica contente em poder ver todas essas mudanças acontecendo na área da saúde”.

Foto: Alessandro Vieira/SESA
O secretário municipal de Saúde, José Valdenei Menon, relatou sobre os benefícios para os moradores. “É um sonho de longa data da população e de todos os gestores que já passaram pelo município. É um grande ganho para a população. Então agradecemos a todos os envolvidos na realização dessa obra”, disse.
A diretora da 4ª Regional de Saúde, Cristiana Schvaidak, elogiou o trabalho feito pela gestão do município em levar saúde de qualidade para a população. “Um momento de muita alegria para Imbituva e toda a região, é um hospital estratégico e importante. Só quem precisa de um atendimento, uma cirurgia, uma gestante que necessita de atendimento na hora do parto, entende a grandeza de uma obra como esta”.
Bruno Borão, responsável pela empresa vencedora da licitação, comentou sobre a obra. “Estamos apenas aguardados a parte burocrática e esperamos que em março já possamos iniciar as obras. Temos como referência de obras já feitas o Hospital do Rossio, um em São José dos Pinheiro, em Guarapuava, enfim, muitas obras de qualidade e Imbituva será mais uma”.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Anderson Neiverth, presidente da Câmara de Vereadores de Imbituva, esteve presente no evento e disse que “para nós é um momento de muita alegria, esperado por tanta gente que, agora, se torna realidade. Sabemos que a obra levará um tempo, mas o benefício é enorme. Ficamos felizes em participar dessa conquista”, disse.
Participaram do evento os secretários estaduais Leandre Dal Ponte e Márcio Nunes; o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves; os deputados estaduais Artagão Júnior, Luiz Cláudio Romanelli, Anibelli Neto, Mabel Canto e Marcelo Rangel.
OUTROS INVESTIMENTOS
O Governo também anunciou, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), através do secretário Guto Silva, o recape de vias urbanas, com o projeto já aprovado pelo órgão, no valor de R$ 5 milhões. Também foi homologada a compra de uma retroescavadeira hidráulica, no valor de R$ 329 mil. Somando os dois investimentos, são mais de R$ 5,3 milhões para Imbituva.