Irati PR, 05:15, 13°C

Estrutura com mais de 3,3 mil m² reúne secretarias, nova rodoviária e deve gerar economia próxima de R$1 milhão por ano ao município
Foto: Nilton Pabis

Daniela Mello

Receba em primeira mão as notícias de Folha de Irati no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Foi inaugurado na última sexta-feira (22), o novo Paço Municipal de São Mateus do Sul, um espaço que passa a concentrar nove secretarias municipais em um único endereço, ao lado da Rodoviária Guilherme Kantor. Com mais de 3.300 metros quadrados de área construída e investimento superior a R$7,7 milhões, a estrutura foi projetada para ampliar a eficiência administrativa, melhorar o atendimento ao cidadão e gerar economia aos cofres públicos.

O novo prédio recebeu o nome de Francisco Luiz Ulbrich, o “Tiquinho”, em reconhecimento à sua trajetória pública e empresarial marcada pela contribuição ao desenvolvimento do município. Tiquinho atuou como ex-prefeito, ex-vice-prefeito, ex-vereador e também foi diretor da Rádio RDX FM, deixando um legado ligado ao crescimento e à história de São Mateus do Sul.

A nova sede administrativa reunirá as secretarias de Meio Ambiente, Planejamento, Administração, Procuradoria, Obras, Finanças, Controle Interno, Assistência Social e Gabinete. O espaço também contará com o novo terminal rodoviário municipal, cuja operação está prevista para iniciar ainda no mês de junho.

Foto: Nilton Pabis

A prefeita Fernanda Sardanha destacou que o novo Paço Municipal representa mais do que uma nova estrutura física para a administração pública, trata-se de um investimento pensado para gerar economia, melhorar as condições de trabalho das equipes e ampliar a qualidade dos serviços prestados à população. Segundo ela, a centralização dos atendimentos deve representar uma economia próxima de R$1 milhão por ano com despesas de locação e permitirá concentrar aproximadamente nove secretarias, além de departamentos municipais que antes funcionavam em espaços separados. “É uma economia em torno de um milhão de reais por ano e um espaço que vai acomodar secretarias e departamentos com mais qualidade e acessibilidade”, afirmou. 

Foto: Nilton Pabis

Fernanda ressaltou que setores estratégicos também passam a contar com melhor estrutura, como o Departamento de Recursos Humanos, que terá ambientes específicos para atendimento do médico do trabalho e da psicóloga, permitindo ampliar e qualificar os serviços oferecidos aos servidores e à comunidade. “Foi um projeto pensado com amor, pensado em toda sua estrutura técnica e operacional, mas principalmente para abraçar a comunidade de São Mateus do Sul”, destacou.

Também esteve presente na inauguração, o vice-prefeito Adão Staniszewski que ressaltou sobre a importância da implantação da nova rodoviária integrada ao complexo administrativo. Segundo ele, a antiga estrutura já não atendia às necessidades atuais do transporte. “Os ônibus cresceram, ficaram maiores e hoje nós conseguimos modernizar esse espaço. Agora os ônibus de grande porte vão conseguir entrar dentro da nossa cidade”, destacou. Ele também reforçou o valor simbólico do projeto ao incorporar referências culturais do município, reconhecido como capital da cultura polonesa.

O secretário municipal de Obras, Cleriton Walter Caetano, destacou que a entrega do novo Paço, representa o resultado de um longo processo técnico e administrativo conduzido por diferentes equipes da Prefeitura. Segundo ele, o trabalho começou ainda na etapa de demolição da estrutura anterior e passou pela elaboração dos projetos, definição orçamentária, licitação, execução e acompanhamento da obra. “É um orgulho para nós ter trabalhado desde o início nessa obra. Foram etapas que envolveram projeto, orçamento, planejamento, licitação, execução e pagamentos até chegarmos na inauguração desse espaço que vai atender a população e também os visitantes”, afirmou.

Cleriton também apresentou detalhes da estrutura do novo Paço, que conta com mais de 40 salas distribuídas entre as secretarias, além de cafeteria, auditório e área destinada ao terminal rodoviário. 

Outro destaque da obra foi o conceito arquitetônico adotado no empreendimento, inspirado na identidade cultural do município para se tornar uma referência da cultura polonesa e reforçar a identidade histórica do município. 

Além da economia e da modernização administrativa, a expectativa é que a centralização dos serviços reduza deslocamentos e torne o atendimento mais ágil para os moradores. Com secretarias e departamentos funcionando em um único endereço, o cidadão poderá resolver diferentes demandas em um mesmo local, reduzindo tempo de espera e ampliando a integração entre os setores da administração municipal. 

Leia outras notícias