Irati PR, 12:23, 14°C

Município avança na organização do setor, estrutura Conselho e articula políticas públicas para ampliar investimentos, modalidades e acesso da população ao esporte
Um dos avanços recentes é a aprovação do Conselho Municipal de Esportes - Foto: Prefeitura de Fernandes Pinheiro

Karina Ludvichak e assessoria

Receba em primeira mão as notícias de Folha de Irati no seu WhatsApp!
Inscreva-se

O município de Fernandes Pinheiro deu mais um passo na organização do setor esportivo ao realizar, na última quinta-feira (12), uma reunião estratégica voltada ao planejamento de políticas públicas para a área. O encontro reuniu o prefeito Oziel Neivert, o vice-prefeito Cristhian Czelusniak, o secretário de Esportes, Geovane Gonçalves, a diretora de Esportes, Chaiane Taiok, e o assessor da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), Everson Kubisnki.

A pauta principal foi o alinhamento ao programa estadual “O Esporte que Queremos”, iniciativa que busca profissionalizar a gestão esportiva nos municípios paranaenses. A meta da administração é conquistar selos e certificações estaduais, ampliando o acesso a recursos e projetos voltados à comunidade.

Um dos avanços recentes destacados durante a reunião foi a aprovação do Conselho Municipal de Esportes pela Câmara de Vereadores, em 19 de novembro de 2025. A criação do órgão é considerada fundamental para garantir base legal e participação social na construção da Política Municipal de Esporte.

“A criação deste Conselho não é apenas burocracia, é a base sólida que precisávamos. Com ele, mostramos ao Estado que levamos o esporte a sério, o que nos permite pleitear mais investimentos e apoio direto para nossas escolhas esportivas”, destacou o prefeito Oziel.

O vice-prefeito também ressaltou o impacto da iniciativa no planejamento a longo prazo. “Nosso foco é o futuro. Ao oficializar essa política esportiva, garantimos que os projetos continuem crescendo e que o esporte seja visto como uma ferramenta de saúde e cidadania para nossas crianças e jovens”.

A proposta da nova gestão é ampliar o alcance das ações esportivas, contemplando diferentes modalidades. Segundo o secretário de Esportes, a parceria com o Estado deve fortalecer diversas frentes. “Esse é um passo muito importante para que o esporte se fortaleça em todas as categorias e modalidades. O incentivo do Estado vem para contemplar o todo; queremos ver força no futebol, bem como no atletismo, dança, nas artes marciais e em tantas outras práticas, não ficando restritos somente a uma modalidade, por exemplo”.

Com a futura implantação da Política Municipal de Esporte, a prefeitura poderá captar recursos específicos para infraestrutura, como quadras e ginásios, além de viabilizar programas de treinamento e escolinhas especializadas. Outro objetivo é posicionar Fernandes Pinheiro entre os municípios com melhor gestão esportiva no Estado.

Apesar dos avanços, a administração municipal reconhece que o processo exige planejamento contínuo. “Sabemos que uma transformação desse porte não acontece da noite para o dia. Este será um período de trabalho intenso e planejamento rigoroso para que os frutos sejam colhidos por muitas gerações”, concluiu o secretário Geovane.

Leia outras notícias